Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR

Palestra da Emater orienta produtores de Marituba sobre criação de galinha caipira

A implantação de aviários em sistema semiaberto está inserida na proposta do projeto ‘Quintais Produtivos’, que fomenta o aproveitamento de áreas disponíveis

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
26/11/2020 15h04

Médico veterinário da Emater, Maxwell Falcão orienta produtores da comunidade São Francisco sobre a produção de galinha caipiraA partir de palestra realizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Marituba, na Região Metropolitana de Belém, produtores da comunidade São Francisco receberam orientações sobre a cadeia produtiva da criação de galinha caipira. A ação ministrada pelo médico veterinário da Emater, Maxwell Bezerra Falcão, objetiva fortalecer a capacidade empreendedora dos produtores rurais, e ocorreu na quarta-feira (25), com 22 participantes.

Dentro da proposta, o médico veterinário sugeriu aos participantes a implantação de projeto individual para criação de aves em sistema semiaberto, que além de demandar pouca mão de obra para instalação (equipamentos simplificados, manejo e alimentação), contribui para segurança alimentar e nutricional das famílias. Neste sistema, o ideal é que o produtor tenha uma área subutilizada, no que diz respeito ao potencial agrícola.

“É a partir dessa área que pode ser feito o povoamento de aves produtivas, as quais fornecerão ovos e carne. Isso vai garantir alimentos para às famílias e o excedente poderá ser comercializado, promovendo a geração de renda aos produtores”, contextualiza Maxwell Bezerra Falcão.

"É importante o envolvimento direto das famílias para que possam aprimorar as atividades'', destaca o veterinário Maxwell Bezerra Falcão Aviário semiaberto

A criação de galinha no sistema semiaberto é uma boa alternativa para os produtores, já que também se utiliza produtos naturais, a maioria desses produtos é encontrada no próprio entorno da propriedade ou casa. Neste sistema, a atividade avícola é feita em pequenos espaços e pode ser integrada a outras atividades da agricultura familiar. 

“Em todas as ações é importante o envolvimento direto das famílias, para que conheçam, de fato, a produção, e possam, com isso, aprimorar a atividade sempre que necessário. Para isso, é preciso planejamento, e a Emater está disponível para apoiar qualquer iniciativa neste contexto”, reforça o médico veterinário. 

Quintais Produtivos

A implantação de aviários em sistema semiaberto está inserida na proposta do projeto ‘Quintais Produtivos’, cujo objetivo é promover o fomento e o aproveitamento de áreas disponíveis nas propriedades agrícolas, por meio da introdução de espécies agrícolas anuais, ou criação de animais, a fim de garantir a segurança alimentar das famílias e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida, além de promover a geração de renda às famílias envolvidas.

De acordo com a engenheira agrônoma e chefe do escritório local da Emater de Marituba, Alda Remédio, o projeto atua na realização de visitas técnicas, reuniões de campo e implantação de projetos específicos, conforme a demanda dos produtores, “sempre com a proposta de envolver a comunidade e apresentar caminhos e ideias no que diz respeito à melhoria da vida e das relações entre a natureza e a sociedade local”, afirma.