Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA NACIONAL DO DOADOR

Hospital Galileu promove campanha de incentivo à doação de sangue

Unidade busca conscientizar sobre a importância do ato e mobilizar uma caravana solidária

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
25/11/2020 09h22

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, deu início, na segunda-feira (23), na semana do doador de sangue. Entre as atividades previstas na programação, que se estenderá até a próxima sexta-feira (27), estão palestras e gincanas voltadas para pacientes, e uma caravana solidária.  

Realizada em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), a iniciativa tem como objetivo a conscientização do público sobre a importância do ato de solidariedade, além de mobilizar novas doações para aumentar os estoques de sangue.

“Realizamos a semana do doador de sangue para ressaltar a importância que eles têm na vida de pessoas que precisam de transfusão” - Kerina Quaresma, enfermeira responsável pela Agência Transfusional do Hospital Galileu.

Além disso, colaboradores do HPEG participaram de uma caravana solidária até o Hemopa, para a arrecadação de bolsas de sangue para a unidade. “Estou feliz em poder contribuir com essa campanha. O ato de doar sangue é fundamental e necessário, afinal, todos podemos precisar”, conta Renata Saraiva, auxiliar administrativa do HPEG e uma das participantes da caravana.

O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue, além de buscar a conscientização da população. Anualmente, diversos hospitais estaduais realizam campanhas voltadas para o tema.

“Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade. É um ato de vida, de cidadania e de amor ao próximo. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas. Por isso, precisamos ter essa conscientização e realizar a doação”, acrescenta Kerina.

Quem pode doar?

Podem doar sangue pessoas com boa saúde e idade entre 16 anos completos (com autorização dos pais) e 69 anos. É necessário pesar mais de 50 quilos e apresentar documento de identidade original com foto. Não precisa estar em jejum.