Setur promove press trip com casal de influenciadores de destinos turísticos
Ação institucional da Secretaria promove as belezas naturais e as oportunidades de experiências turísticas no Pará
Casal de empreendedores Ines Lafosse e Marcos Vaz visitam o Complexo do Ver-o-Peso, no centro histórico, de Belém Marcos Vaz e Ines Lafosse são empreendedores, filmmakers e fotógrafos que viajam o mundo mostrando as belezas naturais e experiências de viagem em destinos turísticos do Brasil e do mundo. O casal de criadores de conteúdo do @Vazaonde com mais de 258 mil seguidores no Instagram e 235 mil inscritos no canal do Youtube estão no Pará, onde ficam até o dia 26 deste mês de novembro, em um Press Trip realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
A realização de press trips com veículos de comunicação, blogueiros e digitais influencers tem sido uma das estratégias adotadas pelo Governo do Estado para promover o Pará como destino turístico junto ao mercado consumidor nacional e também internacional.
A Setur organiza as viagens dos profissionais, roteiros, logística de transporte hospedagem e alimentação. Em geral, a ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo paraenses.
“O press trip foi um mecanismo que a gente identificou como algo que deu muito certo no ano passado, trazer influenciadores digitais, criadores de conteúdo, para promover o destino junto ao seu público. Ano passado, foram 18 ações de Press Trip. Esse ano chegamos a fazer com norte-americanos, mas suspendendo os previstos por conta da pandemia. Estamos retomando agora a ação, tomando um cuidado muito grande com a saúde e obedecendo todos os protocolos sanitários”, explica o secretário de Turismo do Pará, André Dias.
O roteiro em Belém incluiu passeio fluvial de barco, Estação das Docas, Complexo do Ver-o-Peso, Centro Histórico, Mangal das Garças, restaurantes Santa Chicória, Point do Açaí, Casa do Saulo e Aviú, Ilha do Combu, degustação de sorvetes da Cairu e de açaí com camarão, Basílica Santuário de Nazaré, entre outros atrativos.
“Visitar o Pará tem sido incrível. Eu não sabia muito bem o que esperar e o que eu encontrei aqui tem sido pelo menos cem vezes melhor do que eu poderia imaginar. Aqui é um mix de tudo. Temos uma cidade bela, a gastronomia não precisa nem falar e um ambiente agradável. Estou me sentindo muito bem aqui no Pará”, garante Marcos Vaz, ainda com a expectativa de conhecer Alter do Chão e o Marajó.
No Marajó, a programação prevista tem Hotel Casarão da Amazônia, Praia do Pesqueiro, Fazenda São Jerônimo, Fazenda e Laticínios Mironga com o autêntico queijo do Marajó, roda de carimbó, Trilha Furo do Miguelão, restaurante Solar do Bola, a experiência da Rota do Turú, Comunidade da Vila do Céu, Igarapé do Tucupi, Fazenda Bom Jesus, Ateliê Arte e Mangue Marajó, e Cozinha Tucupi, considerado o mais novo point da ilha.
“Conhecer o Pará foi uma surpresa muito grande. Até agora a gastronomia foi um ponto muito forte. Estamos adorando tudo, além de ser uma experiência muito diferente e única aqui no Brasil como a natureza e as ilhas na frente da cidade”, revela Ines Lafosse.
Em Santarém, o casal vai vivenciar a experiência da Piracaia na comunidade da praia Ponta de Pedras, faz visita ao Mercadão 2000, ao Centro de Artesanato do Tapajós – Cristo Rei, a Alter do Chão, Serra da Piraoca e Lago do Coroca, além de apreciar a culinária local nos restaurantes Piracema, Ty Comedoria, Nossa Casa e fazer degustação de sorvetes regional na Boto Sorveteria. Por fim, o casal ainda visitará uma casa de farinha na Comunidade Irurama para conhecer o preparo da iguaria paraense.
“A gente quer colocar o Pará na cabeça das pessoas, de uma maneira profissional e bem feita. É uma mídia hoje que nos dá uma série de opções, além das tradicionais rádio, TV, jornal, revistas, que é a mídia digital como um todo. Nós fazemos uma seleção das plataformas que queremos divulgar o Estado, para qual público, para que assim tenhamos uma maior efetividade. Quem assiste ao canal Vazaonde, por exemplo, é um público direcionado que gosta de viajar, que gosta de conteúdo de viagem e está planejando as suas próximas viagens”, afirma o secretário de Turismo, André Dias.