Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATO SOLIDÁRIO

Hemopa realiza campanha interna de doação de sangue e reforça estoque

Ação faz parte da programação pelo Dia Nacional do Doador, comemorado dia 25 de novembro

Por Vera Rojas (HEMOPA)
23/11/2020 12h18

Nesta terça-feira (24), servidores lotados na sede da Fundação Hemopa darão exemplo de solidariedade ao participarem da campanha “Dia D do Servidor Doador”, que vai reforçar o estoque técnico do hemocentro, e dessa forma, colaborar para atendimento transfusional da rede hospitalar.

A ação faz parte da programação em alusão ao Dia Nacional do Doador, comemorado dia 25 de novembro. A data ganhou homenagem durante todo o mês, como forma de parabenizar e agradecer os voluntários da doação de sangue no Estado.

De acordo com a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, a previsão é a participação de 60 funcionários, representantes de todos os setores da sede do Hemopa. A ação conta com apoio da Assessoria de Gestão de Pessoas (Agesp) na sensibilização interna dos colegas de trabalho, com a produção de cartazes, afixados nas portas de todos os setores da sede do Hemopa, com mensagem de estímulo a esse gesto solidário; chamadas na fonia da instituição; avisos nos murais e no informativo interno; além de grupos de Whatsapp.

Todos os servidores que doarem sangue vão receber, logo após a coleta, uma carta de agradecimento assinada pelo presidente do Hemopa, Paulo Bezerra. O documento conterá um selo de reconhecimento pelo gesto.

Juciara Farias destaca a importância dessa ação dentro da programação especial em homenagem ao doador, que começou dia dia 1º e vai até 30 de novembro.

Programação da campanha

“Influencie a doar” é o tema da campanha para incentivar o ato solidário entre antigos e novos doadores, por meio de uma corrente entre familiares e amigos, um convidando o outro a salvar vidas.

Dentro da programação geral, nesta terça-feira (24), haverá inauguração da iluminação vermelha na fachada do prédio do Hemopa, em alusão ao voluntário da doação de sangue. Outro ponto alto é a realização da “Gincana Instituição Cidadã - Todos doando sangue pelo Pará”, que está reunindo caravanas de servidores públicos do Estado numa corrente solidária pela vida. Todas as instituições participantes receberão certificados de agradecimento pela adesão à campanha, dia 25.

Não menos importante, entre as ações programadas, destaca-se a mobilização de influenciadores digitais, por meio da hashtag “influencieadoar”, que estão levando aos seus seguidores mensagens de estímulo à doação voluntária de sangue. A ação virtual começou dia 1º de novembro.

A meta é que a mobilização nas redes sociais alcance o máximo de pessoas em todo o Estado. Os influenciadores devem fazer uma postagem com a #influencieadoar e desafiar mais três amigos a fazer o mesmo. 

Critérios para doar – O doador deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar acima de 50 quilos; estar em boas condições de saúde; apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Em função da pandemia, foram incluídos outros critérios para quem já teve Covid-19, entre os quais a espera por 30 dias após a cura para doar. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.