Casa Civil e EGPA concluem terceiro curso sobre cerimonial
A Casa Civil da Governadoria do Pará, por meio do Cerimonial do Palácio do Governo e da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), encerraram nesta terça-feira (18) a terceira edição do curso “Cerimonial, Protocolo e Etiqueta”. Gratuito, o curso teve duração de 10 dias e foi direcionado a servidores estaduais. As aulas foram ministradas pelo professor Marcelo Pinheiro. A solenidade de encerramento foi organizada pelos próprios alunos do curso, que receberam seus certificados.
“Esta terceira edição reflete o sucesso que temos conseguido alcançar no atendimento desta demanda. É importante que a gente destaque a necessidade de qualificar e atualizar os profissionais responsáveis pelos eventos do estado. Temos um crescimento constante da demanda deste tipo de curso. Acredito que a formação desta turma deixa o estado ainda mais qualificado para trabalhar com os eventos”, ressaltou Ruy Martini, diretor-geral da EGPA.
O curso atendeu à demanda crescente, principalmente entre funcionários que já exercem este tipo de atividade nos órgãos onde trabalham. Devido à grande procura, outro módulo será aberto no segundo semestre deste ano, voltado apenas para os órgãos e núcleos do governo estadual.
Integração - “Este curso é importantíssimo, pois como no Cerimonial do Governo do Estado a finalidade maior é atender ao governador, ao vice-governador e à primeira-dama, nós temos uma demanda muito grande que também vem das secretarias. Queremos que os nossos servidores possam atuar dentro de seus próprios eventos de forma integrada, e também independentes. A procura pelo curso foi muito grande, e nós teremos um segundo momento para outras turmas ainda este ano”, informou Lúcia Penedo, diretora do Cerimonial do Governo do Estado.
Para o professor Marcelo Pinheiro, esta foi uma grande oportunidade para os alunos aprenderem mais sobre normas e protocolos das cerimônias, além de descobrir as diferenças em relação à maneira como atuavam antes.
“Nós trabalhamos 40 horas nestes 10 dias, e apresentamos aos servidores da administração pública os protocolos desta área, para formar uma rede colaborativa de ajuda mútua entre secretarias nas solenidades e eventos do governo do Estado. Percebemos aqui um perfil de servidores que não eram cerimonialistas, mas que exercem esta função e, com a ajuda do curso, conseguiram organizar melhor as suas atuações”, explicou o professor.
Experiência - Geysa Corrêa, 1º tenente da Polícia Militar, que integra a equipe do Cerimonial da PM, destacou a importância do curso para o seu trabalho. “Nós fazemos muitas solenidades. Então, o protocolo é algo muito entranhado na vida militar. Temos diferenças entre as cerimônias civil e militar, por isso o curso nos ajudou a entender melhor como funciona a cerimônia civil”, contou a tenente.
Mirian Vilhena, servidora da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), também participou do curso e ressaltou as informações que vão somar à sua experiência profissional. “Este curso veio aliar conhecimentos técnicos que não temos à nossa experiência. Este professor realmente é um especialista, e veio com o propósito de formar. Assim podemos corrigir e melhorar alguns erros e ações do dia a dia”, disse a servidora.