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Gestão Escolar por Resultados é tema de formação em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/04/2017 00h00

Mais de 300 gestores e coordenadores pedagógicos de 156 escolas de Ensino Médio da rede estadual participam do 1º módulo do Curso em Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem (Gepra), uma ação estratégica direcionada às 112 escolas que irão integrar o Projeto Jovem de Futuro (PJF) em 2017. A capcitação está sendo realizada até esta quinta-feira, 20, no Hotel Grand Mercure, localizado na Avenida Nazaré, em Belém, de 8h às 18h.

O objetivo da formação é subsidiar o trabalho que a dupla gestora (diretor e coordenador pedagógico) irá realizar na escola por meio do método Circuito de Gestão. Eles irão aprender como é esse método e como isso pode contribuir para o trabalho da gestão escolar, então a formação irá ajudar a potencializar a capacidade técnica desses gestores, melhorando os projetos e programas que a escola oferece à comunidade.

O Circuito de Gestão é uma adaptação pedagógica do PDCA (Plan, Do, Check and Action, em inglês) que quer dizer Planejar, Fazer, Checar e Corrigir, um modelo que vem do campo da Administração de Empresas, subsidiado por sucessivas etapas de planejamento, execução, monitoramento, avaliação e correção de rotas.

O diretor da Escola Estadual Vera Cruz, Jayme Lobo, diz que este mecanismos de formação ajudará a escola a seguir o caminho certo. “Avalio muito positivamente esta formação, que qualifica e estrutura as ações da escola, organizando todo o sistema de gestão, voltado para aprendizagem, dando direcionamento para os nossos trabalhos e fazendo com que a gente possa cumprir metas e planejar melhor os nossos resultados, com foco no aluno, na aprendizagem e na organização da gestão escolar”, destacou.

“Esse projeto vem melhorar a aprendizagem dos alunos e nós vamos ter uma noção de como a escola está funcionando, como os professores estão ministrando as suas aulas e de como os alunos estão aprendendo, ou seja, como a instituição de ensino está funcionando”, enfatizou a diretora da Escola Estadual Duque de Caxias, Marília Alves.

Em dois anos de projeto, os resultados do PJF têm sido significativos. No Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae) em 2015, as escolas inseridas no PJF tiveram um rendimento acima da média do estado, assim como atingiram metas, superaram índices, alcançaram suas expectativas. Outras chegaram próximas dos resultados pretendidos, sendo assim um ótimo indicativo que este trabalho esta dando certo.

“Esperamos que essa formação contribua para a qualificação desses gestores, para que eles possam construir essa visão mais estratégica, gerindo melhor os projetos que a escola possui e garantindo os resultados de aprendizagem”, destacou Carlos Saldanha, especialista em educação da Seduc e formador do PJF.

O PJF é desenvolvido no Estado por meio de parceria da Seduc com o Instituto Unibanco e integra o Pacto Pela Educação do Pará, que tem como foco a gestão escolar. O projeto foi redesenhado e em 2015 começou com a participação de 45 escolas estaduais que funcionaram como projeto piloto. Nessa nova metodologia, cada escola tem uma meta estabelecida de acordo com os resultados obtidos pelo Sispae e os dados que a escola informa para o Censo Escolar.

A formação da dupla de gestores é uma das etapas da nova metodologia do Projeto Jovem de Futuro, ou seja, as escolas já passaram pelas provas do Sispae, tiveram seus resultados avaliados e metas traçadas, passaram por formação e agora estão recebendo orientação sobre gestão escolar por resultados.