Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REPRESENTATIVIDADE

Gerente da Sejudh participa de documentário produzido por ONG norte-americana

Por Gerlando Klinger (SEJU)
16/11/2020 16h13

O dia a dia de lideranças indígenas que atuam no Brasil é tema de um documentário que está sendo gravado pela Organização Não-Governamental One Forest World, dos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (16) uma equipe gravou com o Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Alberto Teixeira, e com a representante da Gerência de Promoção e Proteção dos Direitos dos Povos Indígenas, Puyr Tembé.

Puyr TembéUma das protagonistas do documentário, Puyr Tembé pertence à aldeia dos Tembé do Alto Rio Guamá e atua diretamente na causa indígena. Também é vice-presidenta da Federação dos Povos Indígenas do Pará e integrante da iniciativa Voz das Mulheres Indígenas e trabalha no monitoramento do impacto da pandemia da Covid-19 entre os mais de 200 povos que vivem no Brasil.

Na gravação realizada hoje, a servidora da Sejudh explicou como o trabalho Secretaria vai ser retratado no documentário. “Além de acompanhar o dia a dia da gerência, conheceram a política voltada à causa indígena. O documentário pretende mostrar à sociedade o trabalho e a vida dos povos indígenas, na aldeia e na cidade”, afirmou Puyr.

Na ocasião, Alberto Teixeira destacou a atuação da Sejudh na atuação com os povos indígenas. “É preciso conspirar a favor daqueles que precisam da Secretaria. E é com diálogo e aproximação que pretendemos avançar nas proposições de políticas públicas para a comunidade indígena no Estado”, frisou.

O documentário vai mostrar lideranças indígenas de estados como Acre, Rondônia, Mato Grosso e Maranhão. Ainda não há previsão para o lançamento do documentário. A equipe da ONG One Forest World é composta por Antônio Melendez, Chelsea Gruene e Roberto Grobman.