Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Obras da Nova BR avançam com construção de Centro de Controle Operacional

Prédio vai concentrar a operacionalização do sistema integrado de transporte na Região Metropolitana de Belém implantado pelo Governo do Estado

Por Michelle Daniel (NGTM)
16/11/2020 13h22

Está acelerada a construção do Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema integrado de transporte na Região MetropolitanaToda a estrutura e alvenaria, reboco interno, rede de esgoto e de água fria do prédio do Centro de Controle Operacional (CCO) estão concluídos. A construção faz parte das obras da Nova BR e é nesse espaço que vai se concentrar a operacionalização do sistema integrado de transporte na Região Metropolitana de Belém implantado pelo Governo do Estado, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).

Além de avançada, a obra do CCO atende a critérios de sustentabilidade que trarão benefícios econômicos, sociais e ambientais à região. Todas as etapas da obra cumprem as regras exigidas pela certificação Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED). Esse modelo de construção tem como prioridade a eficiência, segurança e saúde dos trabalhadores, e leva em consideração o ciclo de vida do empreendimento, desde a concepção, construção e operação, até o descarte dos resíduos durante e após a obra.

Obra cumpre as exigências da certificação Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED) que prioriza a eficiência, segurança e saúde Ainda nesta fase da obra, segue em andamento a montagem da cobertura do prédio, estrutura metálica que possui material com isolamento acústico especial, semelhante ao que é utilizado nas plataformas de ônibus nos terminais de integração (Ananindeua e Marituba). Também já se iniciou o serviço de infraestrutura das instalações elétricas e o sistema de dados e voz, assim como a montagem dos dutos do sistema de climatização.

Além do prédio principal, que é o CCO, a área é composta por mais três prédios auxiliares que vão sediar a guarita, abrigo de resíduos e subestação. Essas construções estão com 50% dos serviços concluídos. A próxima etapa é o acabamento, com previsão para o mês de dezembro de 2020, que receberá o revestimento externo em alumínio compacto metálico (ACM), estrutura que faz parte do projeto executivo que foi adequado de acordo com requisitos do LEED.