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Alunos do ensino fundamental vivenciam a rotina dos idosos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/04/2017 00h00

Nesta quarta-feira (19), a Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, no Bairro do Guamá, em Belém, recebeu a primeira ação do projeto de conscientização sobre a terceira idade, denominado "Eu vou envelhecer. E você? Ações de reconhecimento, respeito e valorização às diferenças geracionais". Promovido pela Gerência de Proteção ao Idoso, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o projeto tem o objetivo de trabalhar os direitos dos idosos nas escolas públicas da capital paraense.

Rocilene Nascimento, coordenadora da Gerência de Proteção ao Idoso, destacou que o objetivo da intervenção nas escolas é “trazer a essas crianças a educação em relação ao idoso, para mostrar como o idoso deve ser tratado, o que não pode acontecer dentro de casa, a violência familiar que hoje em dia atinge a maioria dos nossos idosos”.

Ela também ressaltou a importância da conscientização de alunos do ensino fundamental. “Nós pegamos esse público-alvo, crianças do 4º ao 5º ano, porque a gente acredita que é uma idade boa para se conscientizar sobre o respeito, a tolerância, o cuidado que devem ter com idosos. Nós percebemos que a maioria deles ainda tem o vovô ou a vovó dentro de casa. Os avós trazem as crianças para a escola, e está sendo muito legal a participação dos alunos. A gente sentindo que eles estão bem envolvidos com a temática”, acrescentou Rocilene Nascimento.

Convívio - A iniciativa da Gerência de Proteção ao Idoso é voltada para alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, visando incentivar o convívio entre gerações, por meio de atividades teóricas, práticas/lúdicas voltadas à temática apresentada, promovendo uma troca de contribuições entre jovens e idosos.

As dinâmicas foram elaboradas pela terapeuta ocupacional Milenne Afonso. Ela informou que “em cada um desses encontros a gente vai trazer, além do conteúdo de conhecimento, uma abordagem lúdica. Hoje foi a vivência, experimentando o corpo do idoso. Para os próximos, nós vamos ter jogos que eu mesma criei, um dominó e um jogo de perguntas e respostas, tudo relativo ao Estatuto do Idoso”.

O projeto foi iniciado em sala de aula, com a participação das professoras e dos alunos. Dentro da programação apresentada, os estudantes realizam atividades que simulam a rotina de um idoso e suas dificuldades. O estudante Victor Cassiano Santos de Sousa, do 5º ano, foi um dos escolhidos para a brincadeira educativa. Segundo ele, a experiência foi um aprendizado. “Eu aprendi que não devemos machucar os idosos, e que tem que ajudar eles para qualquer coisa. Eu me senti como um idoso, tive dificuldade de ver e de andar. Tenho uma avó em casa, e eu trato ela bem. Eu gostei de participar e de me sentir como idoso”, contou Victor de Sousa.

Para a aluna Juliana Ferreira dos Santos, cuidar de idosos pode ser prazeroso para ambos. “Eu gostei das dicas de como cuidar dos idosos e também quando eu imitei na hora que eles correm para pegar o ônibus. É importante cuidar dos idosos, porque nós podemos brincar, nos divertir com os eles, e ao mesmo tempo ajudar”, disse Juliana.

Prevenção - Para a professora Ana Cláudia Teixeira de Melo, conscientizar desde cedo a população sobre o respeito e os cuidados com os idosos pode evitar uma série de problemas futuros, e ajudar a enxergar o idoso de outra maneira. “Hoje em dia o idoso é muito esquecido. Também aqui na escola a gente percebe que muitas vezes eles são usados para trazer as crianças, como se não tivessem nenhuma atividade, como se alguém não pudesse trazer as crianças. Eles trazem as crianças e levam. Mas também a gente vê que tem idosos que são bem ativos. Eles trazem as crianças e conversam, verificam como que elas estão, como a aprendizagem de cada uma delas”, informou.

O projeto terá quatro encontros, realizados sempre na quarta-feira na Escola Nossa Senhora das Graças, com os alunos do ensino fundamental. Os próximos serão voltados para as temáticas “Violência contra a pessoa idosa”, “Estatuto do Idoso” e “Respeito ao idoso”.

O último encontro será realizado pela própria instituição, envolvendo as professoras que estavam em sala de aula, com o objetivo de apresentar uma conclusão sobre o conteúdo repassado aos alunos. “Nós vamos vir como convidados. Vamos trazer idosos para ver o que eles aprenderam durante essas quatro semanas que estivemos com eles”, disse a coordenadora Rocilene Nascimento.