Hospital Jean Bitar lança ferramenta para melhorar o atendimento de suas equipes de assistência
"Round de Segurança" permite compartilhar informações sobre os resultados alcançados pelos diferentes setores, para serem analisados em conjunto
EMomento do 'Round de Segurança' com os profissionais atentos a fatores essenciais a assistência de qualidadea e satisfação de usuáriosO comprometimento com a qualidade e segurança do paciente por parte das equipes assistenciais e de todos os demais agentes envolvidos direta e indiretamente no atendimento é um dos itens essenciais da consolidação da cultura de segurança nas instituições de saúde. Para reforçar a cultura de segurança, o Hospital Jean Bitar, por meio de sua diretoria técnica, lançou, nesta quinta-feira (12), o “Round de Segurança” - um projeto de melhoria inspirado na rotina de hospitais conceituados do mundo inteiro. A ferramenta tem mostrado bons resultados práticos nas instituições onde a ação foi implantada.
Segundo a diretora técnica do HJB, a nutróloga Denise Villacorta, a iniciativa possibilita à equipe assistencial o compartilhamento de informações sobre os resultados de cada setor, para que sejam analisados em conjunto, visando à melhoria contínua dos processos, repercutindo, dessa forma, na qualidade e segurança do paciente.
“Durante as discussões do 'Round de Segurança' com a equipe assistencial, todos tomam conhecimento sobre fatores essenciais para uma assistência de qualidade, como, por exemplo, procuramos saber como está o índice de infecção hospitalar; a satisfação dos nossos usuários; a conformidade das prescrições, entre outras informações, que são fundamentais para a segurança do paciente. Debatemos sobre as necessidades de melhorias, ouvimos os profissionais, e os inserimos nos processos de melhoria”, destaca a diretora.
Para a gerente assistencial do HJB, Alexandra Santos, a iniciativa é muito válida, já que os dados da assistência localizada são levados ao conhecimento de toda a equipe, sendo possível, dessa forma, a identificação do que é necessário ser melhorado.
AJUSTES
O “Round de Segurança” leva os profissionais à sensibilização e à reflexão sobre a participação de cada um para que a assistência prestada seja de melhor qualidade, levando em consideração a melhoria dos processos e, consequentemente, a segurança do paciente”, ressalta.
Conforme a coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Hellen Silva, quando a equipe compartilha as informações sobre os resultados, ela consegue enxergar aquilo que foi feito de bom e aquilo que pode ser melhorado, já que compartilhando as informações de uma forma mais pontual sobre o que de fato está impactando na assistência, deixa mais evidente a todos aquilo que precisa ser melhorado.
“Muitas vezes, tem alguns ajustes de processo que conseguimos evidenciar o ponto de melhoria, com essa fala de quem está na ponta. Esse momento é mais para trazer a equipe para enxergar a nossa realidade. A partir do momento que cada um consegue enxergar o quanto o seu trabalho está repercutindo bem, ou que precisa ser melhorado, há uma autorreflexão sobre a sua responsabilidade em melhorar, e, a partir de então, os profissionais começam a desenvolver uma cultura de Segurança, e uma busca por melhorias que irão refletir na qualidade da assistência”, diz a coordenadora.
As discussões do Round de Segurança, inicialmente, acontecerão uma vez por mês, em cada unidade de internação, com debates, observações e avaliações dos resultados do mês anterior, bem como a definição de metas para a conquista de melhorias no mês subsequente.