Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAMPANHA PELA LEITURA

Secretarias estaduais arrecadam livros para doação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/04/2017 00h00

Boa parte dos servidores do Estado atendeu ao pedido da Campanha de Incentivo à Leitura, iniciada este mês pelo Governo do Pará, e realizada de forma integrada, com a mobilização de todos os órgãos da administração direta e indireta. Seguindo o lema da ação “Leia. Mude sua história. Compartilhe livros”, a campanha vem sensibilizando  doadores em várias secretarias e, graças a eles, a primeira caixa de livros arrecadados já está pronta para ser entregue.

Instalado no dia seguinte ao início da campanha, lançada no dia 11 de abril, o ponto de arrecadação da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), localizado na recepção do órgão, alcançou cerca de 70 obras doadas nessa primeira etapa.

Uma das doadoras foi a servidora Mirian Vilhena. Ela conta que não costuma dar seus livros, mas desta vez resolveu aderir à campanha. “Vi alguns exemplos de espaços de leitura que ainda têm grande necessidade de doações para compor seus acervos e por isso resolvi participar. Fui sensibilizada pela iniciativa”, diz a servidora, que contribuiu com a doação de cinco obras.

Para ela, ler é essencial, por várias razões. “Para entrar em contato com o novo, fazer descobertas e, principalmente, para ampliar os horizontes”, diz.

Ao longo deste mês, todas as secretarias e instituições vinculadas ao governo do Estado estão recebendo um kit para incentivar seus servidores à doação de livros, bem como pessoas e empresas nos arredores destes.

O kit é composto por cartazes da campanha e de incentivo à doação, além de marcadores de texto e um tutorial explicando como o ponto de arrecadação pode ser montado.

Todo o material será entregue ao Projeto Livro Solidário, coordenado pela Imprensa Oficial do Estado (IOE) e apoiado pelo Núcleo Articulação e Cidadania (NAC), do governo do Estado, como o objetivo de promover o hábito da leitura principalmente entre as crianças e jovens, incentivando a abertura de espaços de leitura e bibliotecas em comunidades onde o livre acesso aos livros ainda é muito limitado.

O Projeto já doou cerca de 50 mil livros para mais de 100 instituições. Só em 2016, foram entregues perto de 15 mil para salas e projetos de leitura em Belém e de mais sete municípios paraenses: Ananindeua, Abaetetuba, Augusto Correa, Benevides, Maracanã, Melgaço e Santarém.

Uma das instituições beneficiadas, ainda este mês, será a escola que atende a comunidade ribeirinha Genipaúba, no Baixo Acará, onde vivem cerca de 100 famílias. No local, estudam também alunos de outras duas comunidades: Igarapé Caixão e São Pedro, que reúnem, respectivamente, 30 e 60 famílias.

O kit com um total de 200 livros, organizado pelo Projeto Livro Solidário, a partir do que já foi arrecadado pela campanha, será entregue no próximo dia 29, por meio de uma ação organizada do NAC.

Qualquer pessoa que deseje colaborar com a campanha pode se dirigir à sede do Livro Solidário, na Imprensa Oficial do Estado, localizada à Travessa do Chaco, nº 2271, para fazer sua doação.

Quem quiser saber mais sobre a campanha, pode acessar o endereço  www.pa.gov.br/leitura. A página contém matérias, tutoriais, material para download, dicas de como montar um ponto de leitura, projetos de arrecadação, locais para doações de obras, informações sobre editais de Literatura da Fundação Cultural e um contador mostrando o número de doações recebidas pelo Projeto Livro Solidário, que atualmente marca 1.274 obras arrecadadas.