Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREENDEDORISMO

Novos barbeiros e cuidadores de idosos formados no TerPaz recebem certificados

A cerimônia de certificação aconteceu nesta terça-feira (10) no Teatro Waldemar Henrique em uma realização da Sectet em parceria com o Senac

Por Jeniffer Galvão (SECTET)
10/11/2020 15h00

Concluintes dos cursos de Cuidador de Idoso e de Barbeiro receberam os certificados em solenidade, em Belém, nesta terça-feira (10) Mais que profissionais qualificados para o mercado de trabalho, os concluintes dos cursos de Barbeiro e de Cuidador de Idoso que receberam seus certificados nesta terça-feira (10) iniciam uma nova fase da vida com mais confiança em si. “São conhecimentos que nos trazem um grande crescimento pessoal e autoestima, o que nos ajuda a cuidar das pessoas, sabendo como exatamente podemos fazer isso”, destacou Márcio Brito, concluinte do curso de Cuidador de Idoso.

A solenidade de entrega dos certificados foi realizada no Teatro Waldemar Henrique pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que oferta os cursos de Formação Inicial e Continuada dentro do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do governo do estado. 

A certificação foi feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), contratado para ministrar os cursos. Concluinte do curso de Barbeiro, Luiz Alberto Lopes Costa ressaltou o ambiente de formação oferecido pelo governo do estado por meio da contratação do Senac, que garante a qualidade da formação recebida.

Cuidado

O diretor de Educação Profissional e Tecnológica (Detec) da Sectet, Leôncio Siqueira, representando o secretário Carlos Maneschy, destacou o esforço dos alunos e alunas em aprimorar seus conhecimentos ou mesmo aprender uma nova profissão.

“Eu acredito que nenhum de nós hoje se dá o direito de ficar parado, de não aprender, de não construir uma nova pessoa a cada dia em si mesmo. Essa transformação é muito mais que uma exigência do mercado, mas uma exigência pessoal que põe o aprendizado acima de tudo”, disse o diretor Leôncio Siqueira.

Ele exaltou a importância do trabalho de cuidadores de idosos e barbeiros, principalmente no cenário atual em que a pandemia eleva a preocupação de familiares com as pessoas mais velhas e onde o cuidado com a aparência ajuda a aumentar a autoestima para enfrentar esses tempos de dificuldades.

Aperfeiçoamento

A assessora da Sectet, Sônia Mendes, representando a secretária adjunta Edilza Fontes, ressaltou a importância de dar continuidade aos conhecimentos adquiridos. “Esse é só o início do aprendizado nessas profissões para que depois possam se aperfeiçoar na profissão, em uma busca constante da autonomia e liberdade financeira de vocês”, frisou.

Também participaram da solenidade a representante da Rede Local do TerPaz, Delma Braga; a representante do Senac, Ane Gleice; e o coordenador de Educação Profissional e Tecnológica da Sectet, José Neto.