Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

SEAC realiza visita técnica às obras da Usina da Paz em Parauapebas

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
10/11/2020 14h24

Representantes da Diretoria das Usinas da Paz da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) realizaram uma visita técnica, na manhã desta terça-feira (10), às obras da Usina da Paz em Parauapebas, na região sudeste do Estado. O objetivo foi avaliar o andamento das obras que estão em ritmo acelerado e levantar o conjunto da população a ser beneficiada com este projeto prioritário do Governo do Estado.

Estão presentes o diretor das Usinas da Paz, Coronel Marcos Aurélio Lopes, a arquiteta Esther Castaneira, a gerente administrativa Fênix Mendes, o engenheiro eletricista Thiago Rocha e o engenheiro civil da Vale Jackson.

Ainda na região sudeste do Estado, também será construída a Usina da Paz em Canaã dos Carajás e Marabá. Todas com recursos da empresa Vale que também está construindo as UsiPaz da Cabanagem e Benguí, em Belém, no Icuí-Guajará, em Ananindeua, e em Nova União, no município de Marituba. Os investimentos por parte da mineradora somarão R$ 102 milhões.

“As Usinas da Paz serão um grande instrumento para que a gente possa contribuir na redução da violência nos bairros. Serão espaços onde a população poderá ser acolhida, ter lazer e atendimento de saúde. É um dos mais importantes marcos do governo do Estado para alcançar a paz social que buscamos”, informou coronel Marcos Lopes, diretor das Usinas da Paz.

Saiba mais - O Projeto Usinas da Paz consiste na criação de grandes complexos públicos, em áreas de aproximadamente 10 mil metros quadrados, com a finalidade de garantir a permanência do Estado nos Territórios, com ênfase na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário, com três eixos fundamentais: assistência, esporte/lazer e cultura.

As UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, inclusão digital e serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança e atividades profissionalizantes, além de espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá dependências para cursos livres, dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.