SEAC realiza visita técnica às obras da Usina da Paz em Parauapebas
Representantes da Diretoria das Usinas da Paz da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) realizaram uma visita técnica, na manhã desta terça-feira (10), às obras da Usina da Paz em Parauapebas, na região sudeste do Estado. O objetivo foi avaliar o andamento das obras que estão em ritmo acelerado e levantar o conjunto da população a ser beneficiada com este projeto prioritário do Governo do Estado.
Estão presentes o diretor das Usinas da Paz, Coronel Marcos Aurélio Lopes, a arquiteta Esther Castaneira, a gerente administrativa Fênix Mendes, o engenheiro eletricista Thiago Rocha e o engenheiro civil da Vale Jackson.
Ainda na região sudeste do Estado, também será construída a Usina da Paz em Canaã dos Carajás e Marabá. Todas com recursos da empresa Vale que também está construindo as UsiPaz da Cabanagem e Benguí, em Belém, no Icuí-Guajará, em Ananindeua, e em Nova União, no município de Marituba. Os investimentos por parte da mineradora somarão R$ 102 milhões.
“As Usinas da Paz serão um grande instrumento para que a gente possa contribuir na redução da violência nos bairros. Serão espaços onde a população poderá ser acolhida, ter lazer e atendimento de saúde. É um dos mais importantes marcos do governo do Estado para alcançar a paz social que buscamos”, informou coronel Marcos Lopes, diretor das Usinas da Paz.
Saiba mais - O Projeto Usinas da Paz consiste na criação de grandes complexos públicos, em áreas de aproximadamente 10 mil metros quadrados, com a finalidade de garantir a permanência do Estado nos Territórios, com ênfase na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário, com três eixos fundamentais: assistência, esporte/lazer e cultura.
As UsiPaz terão complexos esportivos, salas de audiovisual, inclusão digital e serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança e atividades profissionalizantes, além de espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também haverá dependências para cursos livres, dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.