Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇOS NA SEGURANÇA

Estado reconstrói Núcleo do Centro de Perícias e renova frota da Polícia Militar em Itaituba

Os investimentos do governo no oeste do Pará ampliam os serviços prestado à população e melhoram as condições de trabalho dos servidores públicos

Por Carol Menezes (SECOM)
06/11/2020 20h20

Governador Helder Barbalho no ato de entrega do novo Núcleo do Centro de Perícias CientíficasO município de Itaituba, no sudoeste paraense, inicia o mês de novembro com a renovação de 100% da frota da Polícia Militar e a reabertura do Núcleo Avançado do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), que foi totalmente reconstruído. O governador Helder Barbalho cumpriu agenda de trabalho na região na tarde desta sexta-feira (06), entregando viaturas e as novas instalações do CPC, resultado de investimentos que priorizam a melhoria da segurança e qualidade de vida de toda a população. O governador estava acompanhado da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, e de outras autoridades.

A frota operacional da PM em Itaituba passa a contar com 45 caminhonetes, dez a mais do que o número anterior, garantindo assim mais agilidade e reforço ao patrulhamento, além de segurança para o trabalho dos agentes. Já o Núcleo Avançado do CPCRC, que há muito tempo precisava de reforma, segue sendo administrado pela Unidade Regional de Santarém, atendendo principalmente os municípios de Jacareacanga, Novo Progresso e Trairão.Totalmente reconstruído, o Núcleo Avançado do CPC agora pode atender as demandas de outros municípios da região

"Segurança pública é um direito da população. Temos buscado garantir a paz, com a presença das polícias Militar e Civil, de suas ações integradas com as guardas municipais, ações de trânsito, com a polícia científica, com o controle no sistema penitenciário. Isto tudo tem se demonstrado um sucesso, no momento em que o Estado do Pará se transforma em referência para o Brasil na redução da violência: 30% de redução em 2019, e mais 25% de redução em 2020, em cima da redução do ano anterior", destacou Helder Barbalho.A entrega de 45 viaturas renova a frota e oferece mais segurança aos policiais militares

Em relação à renovação da frota, o chefe do Executivo estadual reforçou o empenho da gestão estadual que está chegando a todas as regiões do Pará. "No total, são 1,1 mil novas viaturas, o maior investimento em renovação de frota da história da PM do Pará. Aqui para o Tapajós estamos entregando 41 viaturas, e mais quatro viaturas do Tático, que permitem com que, além de Itaituba, todos os municípios do entorno, Rurópolis, Aveiro, Trairão, Novo Progresso e Jacareacanga, sejam alcançados por essas melhorias. É garantia de condições de trabalho para os nossos profissionais, para o enfrentamento da criminalidade, para a diminuição da violência, para assegurar o direito da sociedade de viver em paz", reafirmou o governador.

Planejamento - De acordo com o secretário regional de Governo do Oeste do Pará, Henderson Pinto, a região colhe os frutos de um plano histórico de trabalho voltado à melhoria da Segurança Pública. "Aqui temos muitas áreas rurais, distâncias muito longas, e que precisam de atenção especial. Para nós, é fundamental o reconhecimento dessa necessidade por parte do Governo do Pará, que ao mesmo tempo valoriza a ação dos nossos policiais. Certeza de que teremos resultados muito expressivos na redução dos índices de violência", afirmou o secretário regional.

Os investimentos são direcionados de forma a alcançar todas as Regiões de Integração, segundo Ualame Machado, titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). "Trouxemos novas viaturas, veículos adequados à realidade local, ainda mais aqui no Tapajós, onde as estradas exigem veículos de grande porte. Além do aumento de veículos locados, revimos o contrato no sentido de garantir valores menores do que os previstos no contrato anterior. Isso representa melhores condições de trabalho para os nossos policiais e melhores rendimentos para a população, que tem a garantia de que as viaturas chegarão onde for necessário", ressaltou o secretário.

Dez veículos a mais na frota da PM de Itaituba significam a garantia de melhor mobilidade para dez destacamentos da corporação, que antes enfrentavam dificuldades pra atender às demandas da população. "A gente passa a ter melhores condições de acesso para os policiais em qualquer local da região, e mais segurança para agir. Ficamos muito felizes, porque o governador não só atendeu ao nosso pedido de reposição, mas também garantiu mais e melhores equipamentos próprios para prestarmos serviços com mais qualidade, seja em Itaituba, Novo Progresso, Aveiro, Castelo dos Sonhos (distrito de Altamira) e Jacareacanga", destacou o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.As novas instalações do CPC resultam de investimentos na segurança e qualidade de vida da população

Parceria - Para Celso Mascarenhas, diretor-geral do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, o novo Núcleo Avançado representa parceria e sinônimo de união. "A Perícia está fortalecida com um local que, desde 2013, não passava por reformas, e hoje está robusto, com instalações dignas e confortáveis, tanto para o servidor como para os usuários. Hoje contamos com apoio técnico e científico, e em um futuro próximo teremos mais peritos e médicos legistas para fortalecer a região", adiantou.

O deputado estadual Hilton Aguiar, representante da região, disse que os investimentos feitos pelo Estado na região, e entregues hoje, são parte de uma série de melhorias que o governo do Estado vem proporcionando aos moradores do oeste paraense desde o início da atual gestão. "Já tivemos investimentos em infraestrutura, vários quilômetros de asfalto, já entregamos o nosso Hospital Regional, várias escolas de ensino médio recuperadas, e agora vamos entregar à sociedade mais um reforço para o aparato da segurança. Agradecemos ao governo por estar sempre presente na vida do nosso povo", afirmou.