Setur faz visita técnica ao Mangal das Garças
O diretor presidente da OS Pará 2000, Fabriano Fretes, acompanhado da gerente operacional Vera Cascaes e do coordenador de Parque, José Alberto Bahia, receberam nesta quinta-feira (20) o secretário de Turismo do Estado, Adenauer Góes, para uma visita técnica às obras e manutenções que estão sendo efetuadas no Parque Zoobotânico Mangal das Garças.
Durante a visita, o secretário conheceu o espaço que vai funcionar como oficina e será utilizado por três internos do regime semiaberto custodiados no Centro de Progressão Penitenciária de Belém (CPPB), que fazem parte do Projeto Socioambiental da Pará 2000 em parceria com o Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), iniciado neste mês de abril.
Os participantes do projeto ficarão responsáveis pela marcenaria, de onde sairão os artefatos que serão utilizados na revitalização dos espaços do Parque. A madeira utilizada é fruto de apreensões feitas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“É uma oportunidade muito importante que estamos tendo graças ao projeto. Sabemos que temos a responsabilidade de reconstruir e manter esse espaço, que é tão bonito e representa tão bem o turismo da nossa cidade. É muito bom poder participar desse trabalho de revitalização do Mangal e pensar que isso vai ser visto por tantos visitantes, e também pelos nossos filhos, que no futuro poderão visitar o parque e ter com orgulho do que os pais deles fizeram”, comentou Maiko Silva, integrante do projeto.
“Esses espaços turísticos e de convivência da cidade, como é o caso do Mangal, precisam de uma manutenção permanente, até porque o nosso clima, que é muito úmido, ajuda a acelerar o processo de deteriorização de alguns materiais. Então essa parceria com a Susipe vem ao encontro dessa necessidade da utilização de mão de obra aliada a um trabalho de recuperação social, incluindo o aproveitamento de material ilegal apreendido pelo Ibama, para manter e recuperar um patrimônio fantástico como este, que é o Mangal das Garças", destacou Adenauer Góes.
Na oportunidade, o secretário visitou todos os espaços do Parque e pode identificar o atual estado de conservação e as melhorias já implementadas, como a pintura do Farol de Belém, a manutenção da rede hidráulica, ampliação da área técnica e outras ações operacionais, convênios e parcerias em andamento.