Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Governo realiza seminário para integrar e qualificar agentes de segurança pública dos municípios paraenses

Por Aline Saavedra (SECOM)
05/11/2020 15h08

Com o foco em melhor equipar, seja por meio de instrumentos ou com conhecimento, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), vem trabalhando, desde o início da atual gestão em proximidade com os órgãos de segurança pública municipais. Nesta quinta-feira (5), o Governo aproxima, ainda mais, essa relação que tem o objetivo de combater a violência e proporcionar mais segurança e paz social à sociedade, ao realizar o I Seminário de Segurança Pública e Defesa Social. O evento ocorre no Teatro Margarida Schivasappa, de 8 às 18 horas. 

O seminário tem o objetivo de fortalecer as ações para garantir a paz social no Pará, por meio de um plano estratégico que será desenvolvido em parceria com os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social - SIEDS. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, as vagas, que já foram todas preenchidas, foram destinadas exclusivamente para agentes municipais de segurança pública. 

Para a inspetora-geral da Guarda Municipal de Bragança, localizada na região nordeste do Estado, o evento agrega inúmeros valores positivos. "Sem dúvida o seminário é uma oportunidade muito boa para todas as guardas de todos os municípios. É um fortalecimento, um evento como esse, a parceria do Governo do Estado juntamente com os municípios é de suma importância nesse momento para que possamos firmar essa parceria, essa integração entre os órgãos de segurança pública", destacou. 

A abertura do evento contou com a presença de autoridades estaduais, como o Governador do Pará, Helder Barbalho, os gestores de segurança pública estaduais, além da participação do Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Dr. Ronney Matsui. Na ocasião, o governador destacou a importância da integração dos organismos de segurança pública.

"Nós desejamos a integração dos órgãos de segurança pública do Estado com os municípios para que esta estratégia permita mais presença das ações de segurança e esta união traga a paz para a nossa população. Neste momento, dos 144 municípios paraenses, 38 possuem guardas municipais e nós temos buscado fortalecê-las para que possam atuar junto com a Polícia Militar, com a Polícia Civil, com os órgãos de segurança e estimular que outros municípios também possam ampliar esta cobertura, quanto mais agentes de segurança tivermos, mais pessoas estejam trabalhando para que a população possa ter paz, algo fundamental e prioritário para a sociedade paraense", afirmou o governador.

No período da manhã, a programação contou com a palestra ‘Desafios da Segurança Pública Nacional e Paraense’, proferida pelo titular da Segup, Ualame Machado. Para a tarde estão previstos debates sobre: ' Visão Estratégica do Plano Estadual de Segurança Pública’, além do ‘Protagonismo dos municípios no Sistema de Segurança Pública’. Ao final, haverá o lançamento do Livro “Percepções da violência a partir do crime”.

A Segup prega não só a integração dos órgãos do sistema de segurança pública, mas também com os órgãos parceiros, entes federais e também dos municípios e neste entendimento, as guardas municipais e órgãos municipais do trânsito são fundamentais nesse processo de garantir a segurança a toda a sociedade paraense. Nós estamos aqui conversando, dialogando com as guardas municipais, com os órgãos municipais do trânsito, para que a gente possa chegar à um denominador comum do que nós podemos ajudar, auxiliar essas guardas municipais e esses órgãos à prestarem um serviço cada vez melhor à sociedade.  

O Sistema de segurança pública como um todo vem tendo excelentes resultados, nós tivemos uma diminuição de quase 30% na criminalidade no ano de 2019, agora em 2020 nós somos o estado com maior redução no país, uma redução acima de 20%, e certamente a diversidade dos órgãos que trabalham de forma integrada é fundamental para que esse objetivo seja alcançado e seja mantido também", ressaltou o secretário de segurança pública, Ualame Machado. 

No Pará existem 34 guardas municipais formalizadas e 56 municípios com agências de trânsito legalizadas. Ao longo de um ano e meio, o Governo fez a doação de mais de 200 veículos para 39 cidades. Houve, ainda, a entrega de 500 coletes balísticos a 15 municípios, totalizando um investimento de mais de 500 mil reais. Teve, também, a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) durante a pandemia da Covid-19, em especial para as guardas que estavam na linha de frente, atuando no lockdown, que resultou em um investimento de mais de 80 mil reais, aproximadamente. Além disso, realiza cursos, seminários e capacitação.

Roney Matsui, Secretário Adjunto da secretaria nacional de segurança pública revela que os avanços conquistados em relação a diminuição da violência no Pará é o reflexo do trabalho conjunto entre as instituições de segurança. "A gente verifica que essa integração entre os entes é fundamental, a segurança pública é muito complexa.  Então a união quando se acopla ao Estado e também ao Município, gera uma integração que é capaz de mudar a realidade e gerar um resultado muito mais eficiente em termos de segurança pública, então esse alinhamento nos três níveis da federação é fundamental. É possível perceber que a segurança é prioridade pro Estado e os resultados têm sido alcançados, mostrando aí o cenário em que várias unidades da federação tem obtido um crescimento da violência, o Estado tem conseguido com essa integração, com essa verdadeira união entre os entes, conseguir um esforço para reduzir os crimes de homicídios", pontuou.