Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONQUISTANDO A LIBERDADE

Internos de unidades prisionais de Abaetetuba fazem limpeza em escola estadual

O projeto executado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e rede de parceiros incentiva o trabalho externo no processo de reinserção social

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
04/11/2020 18h34

O Projeto Conquistando a Liberdade, executado no sistema penitenciário do Pará, continua como estratégia de geração de oportunidades a pessoas privadas de liberdade. Nesta quarta-feira (4), 10 internos do Centro de Recuperação Regional de Abaetetuba (CRRAB) e da Central de Triagem Masculina de Abaetetuba (CTMAbt) iniciaram os trabalhos de roçagem e capinação na Escola Estadual Professor Leônidas Monte, no município de Abaetetuba, no nordeste paraense. A atividade, que prossegue até sexta-feira (06), também foi acompanhada pela juíza da Vara Criminal da Comarca local, Célia Gadotti.

O trabalho de limpeza e manutenção dos internos na escola integra o Projeto Conquistando a LiberdadeA ação tem o objetivo de promover atividades laborais e profissionais aos custodiados, além de utilizar essa mão de obra na manutenção de estabelecimentos públicos estaduais e de municípios, como escolas, secretarias e delegacias. A atividade realizada pelos internos em Abaetetuba teve a parceria da Prefeitura local, por meio da Unidade Regional de Ensino (URE) do município.

O diretor do CRMAbt, Raimundo Hugo, destacou o empenho para oferecer aos internos a reintegração social. “O projeto busca favorecer não só a comunidade escolar, mas também proporcionar a preparação dos internos e demostrar para a sociedade que é possível reintegrar pessoas privadas de liberdade, por meio de atividades laborais com fins educativos”, informou.

Trabalho e saúde - O projeto continua mantendo os protocolos de segurança contra o novo coronavírus. Antes de serem liberados para o trabalho externo os apenados passam por triagem médica, feita pelas equipes da área biopsicossocial das unidades prisionais, com verificação de temperatura e outros sinais vitais, a fim de evitar a saída de internos que possam estar com vírus.

Belchior Machado, diretor de Reinserção Social da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), explicou que a retomada do “Conquistando a Liberdade” em Abaetetuba, após 10 anos, é um marco. "O projeto demonstra que o sistema penitenciário paraense vive um novo momento, caracterizado pela segurança e controle nas unidades prisionais, o que possibilita o desenvolvimento de atividades educativas e do trabalho prisional", ressaltou.

O Projeto “Conquistando a Liberdade” é promovido pela Seap, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Fundação ParáPaz e Polícia Militar.