Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA SUSTENTÁVEL

Governo discute parceria com Ong internacional para fomento do desenvolvimento sustentável

No encontro, o governador destacou a importância da parceria para potencializar projetos de infraestrutura e de fortalecimento da preservação da floresta

Por Anna Paula Mello (SEMAS)
04/11/2020 13h16

Nesta quarta-feira (04), o governador Helder Barbalho participou da reunião virtual com a Organização Não Governamental, Climate Policy Initiative (CPI), em que também participaram os gestores das secretarias estaduais ligadas às áreas de meio ambiente e infraestrutura do Pará. O encontro síncrono (em tempo real) discutiu o acordo de cooperação firmado entre a ONG e o governo paraense, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), parceria cujo objetivo é o de elaborar projetos de infraestrutura e captar recursos para investimentos em políticas públicas.

O governador falou sobre a importância da parceria para potencializar projetos na Amazônia paraense e fortalecer a preservação da floresta. “Temos que virar essa página do conflito entre homem e floresta em pé. Por isso estruturamos o Plano Estadual Amazônia Agora, que além de ampliar as fiscalizações de combate a crimes ambientais, garante direitos aqueles que participam conosco dessa mudança cultural”.

Helder Barbalho destacou a atuação da Força-tarefa, montada dentro do plano de governo do PEAA, para fazer as regularizações fundiária e ambiental, dar apoio técnico e fomentos aos produtores rurais, que têm boas práticas ambientais. O governador também ressaltou os investimentos na malha viária e nas hidrovias paraenses, que colaboraram para ampliar a capacidade logística do Estado.

O titular da Semas, Mauro O' de Almeida, explicou que o objetivo do acordo de cooperação passa por três pontos importantes: “nós vamos mapear os projetos de infraestrutura que estão em andamento e os previstos, seja no âmbito estadual, como no âmbito federal, fazer com que eles sejam adequados do ponto de vista ambiental e mostrar à comunidade internacional, que o Pará é um Estado que cumpre as leis ambientais, fazendo com que isso retorne como credibilidade e investimentos”, enfatizou o secretário.

A postura do Governo do Pará, em relação às políticas ambientais, como o combate ao desmatamento e a diminuição de gases do efeito estufa foi elogiada pelos representantes da Climate Policy Iniciative. Eles falaram sobre a importância de uma liderança política caminhar em concordância com as questões ambientais e o desenvolvimento sustentável. O decreto com o Acordo de Cooperação com a ONG internacional foi publicado no Diário Oficial do Pará, nesta quarta-feira (04).