Gincana e campanha nas redes sociais marcam homenagens ao doador voluntário de sangue
Com a #influencieadoar, a Fundação Hemopa pretende mobilizar a internet para aumentar a doação de sangue
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) se prepara para homenagear e agradecer ao voluntariado paraense pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue – 25 de Novembro. Uma programação especial para marcar a importância do doador voluntário será realizada de 1º a 30. “Influencie a doar” é o tema da campanha que visa incentivar o ato solidário entre antigos e novos doadores, por meio de uma corrente entre familiares e amigos, um convidando o outro a salvar vidas. A última campanha estratégica do ano pretende elevar o número de coletas no Pará, que enfrenta desafios diários com a redução do número de doadores no período de pandemia de Covid-19.A programação especial visa aumentar o número de doares nas unidades da hemorrede no Pará
Entre as ações programadas destaca-se a mobilização de influenciadores digitais, por meio da Hashtag “influencieadoar”, que levarão seus seguidores mensagens de estímulo à doação voluntária de sangue. A ação virtual começa neste domingo (1º).
A meta é que a mobilização digital “viralize” nas redes sociais para sensibilizar o máximo de pessoas em todo o Estado. Os influenciadores devem fazer uma postagem com a #influencieadoar e desafiar mais três amigos a fazer o mesmo.
Na próxima terça-feira (3) haverá a “Gincana Instituição Cidadã - Todos doando sangue pelo Pará”, que reunirá caravanas de servidores públicos do Estado numa corrente solidária pela vida. Todas as instituições participantes receberão certificados de agradecimento pela adesão à campanha.
Até o momento, 26 órgãos públicos confirmaram participação na Gincana. De acordo com a organização do evento, cada órgão será responsável pelo encaminhamento dos voluntários a uma unidade de coleta do Hemopa.
Caso haja interesse, o Hemocentro de Belém providenciará o transporte de grupos, a partir de 15 pessoas, por meio do Projeto “Caravana Solidária”. As bolsas de sangue coletadas abastecem dezenas de hospitais públicos e privados
Coletas - De janeiro a dezembro de 2019, mais de 119 mil doadores voluntários compareceram às 11 unidades do Hemopa com a intenção de doar. Deste total, foram coletadas 94.439 bolsas de sangue, que beneficiaram mais de 370 mil pacientes internados na rede hospitalar pública e privada do Pará. No mesmo período, foram realizados 5.491 cadastros de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Este ano, apesar da pandemia da Covid-19, em setembro a Fundação registrou um aumento de 14% no número de bolsas coletadas em todo o Pará, em comparação ao mês anterior. Foram 7.822 bolsas coletadas, enquanto em agosto foram contabilizadas 6.834. As 988 bolsas de sangue a mais podem ajudar no tratamento de mais de 3 mil pacientes internados.
Atualmente, o estoque do Banco de Sangue é considerado satisfatório. Porém, como o atendimento transfusional é ininterrupto em todas as unidades do Estado, a necessidade de bolsas de sangue é diária.
Responsável pela Política Estadual do Sangue, a Fundação Hemopa possui uma hemorrede composta por 11 unidades de coleta de sangue: Hemocentro Coordenador, em Belém; unidades de Coleta dos shoppings Castanheira e Pátio Belém; hemocentros Regionais em Castanhal, Santarém e Marabá, e os hemonúcleos em Altamira, Abaetetuba, Capanema, Redenção e Tucuruí, além de 42 Agências Transfusionais (ATs).
Critérios para doar – O doador deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar acima de 50 quilos; estar em boas condições de saúde; apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).
Em função da pandemia foram incluídos outros critérios para quem já teve Covid-19, entre os quais a espera por 30 dias após a cura para doar. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.A Fundação Hemopa também continua recebendo doação de plasma convalescente de Covid-19
Plasma contra Covid - Este ano, as homenagens pelo Dia do Doador Voluntário também incluem doadores de plasma convalescente, que contribuem efetivamente para o combate à Covid-19.
Em maio, o Governo do Pará, por meio da Fundação Hemopa, iniciou os estudos sobre uso do plasma convalescente de pacientes recuperados de Covid. Até hoje, 47 pacientes receberam transfusão de plasma como tratamento alternativo, dos quais 60,6% conseguiram alta hospitalar.
Mais de 80 voluntários compareceram ao Hemocentro em Belém e doaram plasma. As bolsas foram solicitadas pelas equipes médicas do Hospital de Campanha, instalado no Hangar – Centro de Convenções, e dos hospitais da Santa Casa de Misericórdia, João de Barros Barreto, Ophir Loyola, Regional Dr. Abelardo Santos, Materno Infantil de Barcarena, regionais do Baixo Amazonas, em Santarém, e do Sudeste do Pará, em Marabá, e Hospital do Coração. Também foi enviado plasma ao Estado de São Paulo.
A coleta de plasma continua. Os voluntários devem obedecer aos critérios básicos: ser do sexo masculino, ter idade entre 18 e 60 anos, pesar mais de 55 kg, ter tido exame positivo para SARS-CoV-2 por teste de PCR-RT ou teste sorológico, e ter se recuperado da forma leve ou moderada da doença. A doação fica liberada após 30 dias sem nenhum sintoma da doença.
Serviço: Mais informações sobre doação de plasma podem ser obtidas pelo fone (91) 98404-9612. A Fundação Hemopa fica na Avenida Serzedelo Correa com a Rua dos Caripunas, em Batista Campos. Outras informações sobre doação de sangue estão disponíveis pelos fones: (91) 31106500 / 08002808118.