Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Jean Bitar promove 'Semana de Prevenção do Câncer de Mama'

Iniciativa segue até esta sexta-feira (30) com palestras para colaboradores e usuários à prevenção da doença, entre outros tópicos abordados

Por Joelza Silva (HJB)
29/10/2020 11h14

Por toda esta semana e até esta sexta-feira (30), Hospital Jean Bitar promove a conscientização sobre o câncer de mamaSegundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais incidente de câncer em mulheres no mundo; a quinta causa de morte por câncer em geral, e a mais frequente causa de morte por câncer em mulheres. Para contribuir com o “Outubro Rosa”, campanha mundial de educação em Saúde  sobre o câncer de mama, o Hospital Jean Bitar (HJB) realiza desde o dia 27 deste mês de outubro, a “Semana de Prevenção do Câncer de Mama”. São palestras para colaboradores e usuários à prevenção da doença, entre outros tópicos.

A “Semana de Prevenção do Câncer de Mama do HJB”, segundo a direção da unidade, é promovida para estimular atitudes preventivas entre colaboradores e usuários, bem como alertar sobre fatores de risco; sinais de alerta, tais como: alteração na assimetria da mama; desvio ou inversão do mamilo; alteração na cor do mamilo; vermelhidão na mama ou no mamilo; secreção transparente; rosada ou avermelhada, entre outros temas relacionados à doença, tais como orientações sobre como proceder caso seja necessário o seu enfrentamento, e sobre como apoiar pessoas próximas que venham a contrair esse tipo de câncer.

A Semana de Prevenção do Câncer de Mama do HJB alerta sobre fatores de risco e outros temas relacionados à doença“Essas palestras são muito importantes para nos incentivar a fazer o autoexame, e para nos motivar a adotar também, outras atitudes preventivas do câncer de mama. O reforço sobre isso, feito com as palestras são essenciais não só para nós, mulheres, mas para os nossos colegas homens, que podem disseminar as informações junto a outras mulheres, como por exemplo, suas companheiras, mães, irmãs e amigas. O Hospital Jean Bitar está de parabéns pela iniciativa”, destacou a colaboradora Glenda Pantoja.

A ação prevista para ser encerrada nesta sexta-feira (30) é realizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e pelo setor de Recursos Humanos (RH) da Unidade, em parceria com o Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), que cedeu os palestrantes do evento.