Base de apoio atende comunidades de Marituba com serviços variados
Os representantes das secretarias envolvidas na elaboração do plano emergencial de apoio às famílias impactadas pelo aterro sanitário de Marituba, na região metropolitana de Belém, conheceram na manhã desta terça-feira (25), as instalações do espaço que foi reservado para o trabalho do grupo de apoio.
O local foi cedido pela Prefeitura Municipal de Marituba e vai funcionar de segunda a sábado, das 8h às 18h, com prestação de serviços não ofertados pelo município e a coordenação de outros prestados pela administração de Marituba. No espaço serão desenvolvidas ações de cidadania, de saúde (com a realização de exames especializados), trabalho, emprego e renda (na área de qualificação) e também nas áreas de esporte, cultura e lazer.
“Segundo levantamentos, quase 90% da população do município vêm sendo afetada pelo aterro e como o Estado está intervindo através de uma ação judicial, é fundamental estarmos de forma presencial no município”, disse o secretário extraordinário de Integração de Políticas Sociais, Heitor Pinheiro.
“Já fizemos um primeiro contacto com técnicos do município, para unirmos forças e aumentarmos os serviços prestados usando a rede de proteção em Marituba e atendermos de forma integrada à comunidade em torno do aterro”, disse Cláudio Lima, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Rede de assistência à saúde - O prefeito de Marituba, Mário Filho, revelou que foi identificado um aumento de 3 mil pacientes na área de saúde em março deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) também realizou desde março, cinco mil atendimentos nos locais impactados pelo aterro, através de unidades móveis do Pro Paz.
Para reforçar o atendimento à população de Marituba, diretamente impactada pelo aterro sanitário com problemas respiratórios e dermatológicos, será montada uma rede de assistência à saúde. Com o suporte do espaço físico, equipamentos para exames e o corpo médico da prefeitura municipal, o Governo do Estado vai atuar fornecendo medicamentos e especialistas na área de dermatologia e pneumologia. O atendimento será oferecido diariamente, no Hospital Augusto Chaves, na BR 316, próximo à feira.
Mercês Sovano, diretora de atenção à saúde da Secretaria Municipal de Saúde, destacou a importância da intervenção direta do Estado na assistência médica à população de Marituba. “É muito importante tendo em vista o momento delicado pelo qual o município vem passando, com o aumento de doenças respiratórias e dermatológicas. Esse apoio do Governo do Estado se tornou fundamental”, disse a diretora.