Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Cursos ofertados aos custodiados contemplam materiais de higiene e tapeçaria

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) promove atividades profissionalizantes para oportunizar a remição de pena e a reinserção social

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
28/10/2020 12h44

Seap cumpre a Lei de Execuções Penais (LEP) e garante atividades de estudo e laborais que podem diminuir a pena do preso Os cursos profissionalizantes são uma das ferramentas que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) utiliza para a futura reinserção na sociedade de pessoas privadas de liberdade, bem como proporcionar aos custodiados atividades artesanais produtivas, que oportunizem acesso ao benefício de remição de pena pelo estudo.

Esta semana, o Centro de Recuperação Feminino de Santarém (CRFSTM) oferta o curso de produção artesanal de produtos de limpeza, da Seap em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com a participação de 11 internas. O curso se encerrará na sexta-feira (30).

"O Centro de Recuperação Feminino de Santarém está extremamente agradecido pelo apoio que temos recebido da coordenação da Diretoria de Reinserção Social (DRS)”, afirmou Nilza Fernandes da Silva, técnica de Reinserção Social do Centro. 

Para a interna Luciene Ribamar, de 44 anos, é gratificante participar e aprender a produzir materias de higiene. “Nunca tive essa oportunidade e hoje tenho. Amanhã ou depois eu sei que vou sair daqui e vou voltar para a minha terra natal e conseguir uma maneira honesta de viver”, disse a reeducanda, que ainda agradeceu por descobrir maneiras fáceis e práticas de trabalhar honestamente. “Agradeço à casa penal e às pessoas que organizaram. Estou muito feliz por esse curso”.

Oportunidade para todos

O Centro de Triagem de Abaetetuba (CTMABT) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) também oferece capacitação aos custodiados. A casa penal realiza o curso de artesanato em tapeçaria para internos de regime fechado, ao término das aulas, haverá certificados.