Prevenção ao câncer de mama integra programação para internas do sistema penitenciário
Unidades prisionais em várias regiões promoveram palestras e ações de estética, atendendo também servidoras da Seap
Em alusão à campanha nacional Outubro Rosa, que incentiva a prevenção ao câncer de mama, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realiza uma ampla programação para mulheres privadas de liberdade e servidoras do sistema penitenciário. As servidoras da Central de Triagem Masculino de Abaetetuba (CTMabt), na região do Baixo Tocantins, participaram de palestras sobre o autoexame da mama e consultoria em estética. A programação, realizada na manhã de terça-feira (20), teve a parceria da Secretaria de Saúde do município, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Igreja Universal.
A chefe do Setor Biopsicossocial da Central de Triagem, Marisa Trindade, disse que “a ação foi bem abrangente e conseguiu contemplar várias informações que contribuem na profilaxia do câncer de mama, que vão desde o autoexame de mama até a percepção da imagem corporal, assim como nos fez entender que a alimentação e a saúde mental também podem contribuir para o desenvolvimento desta patologia”.
Palestra e cuidados - As servidoras do Centro de Recuperação Regional de Capanema (CRRCAP), no nordeste paraense, também participaram de dinâmicas em grupos e palestra com o médico da unidade prisional, que alertou sobre os cânceres de mama e de colo do útero.
Para as custodiadas do Centro de Reeducação Feminino (CRF), em Ananindeua (na Região Metropolitana de Belém), a Seap, em parceria com a Prefeitura local, preparou um dia de cuidados estéticos e palestras educativas sobre autoexame.
Na ocasião, as internas que fazem parte da Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) também desfilaram com roupas que produziram. “Nos divertimos, fizemos maquiagem e cabelo, ficamos lindas. Eu quero agradecer a oportunidade e a generosidade das pessoas que vieram aqui nos prestigiar e nos orientar nesse dia, que foi muito bom para as mulheres. Agradecemos por todo o cuidado”, disse a custodiada Elaine Sarges.
No Centro de Reeducação Feminino de Santarém, na região oeste, 30 internas assistiram a palestras preventivas e tiveram aula de zumba, ministrada pelas professoras de Educação Física da Prefeitura.
Diagnóstico precoce - A campanha Outubro Rosa é essencial para alertar a sociedade sobre os sinais do câncer de mama. Segundo a gerente do Ensino Acadêmico da Seap, Elisoneide Rodrigues, o movimento internacional propõe a reflexão sobre a responsabilidade de realizar o autoexame para diagnóstico precoce e controle da doença. “Esse movimento faz um convite não só para o autocuidado, mas também para o cuidado com o outro. No caso, nós servidoras da Seap, temos o dever de cuidar de nós e das nossas custodiadas”, enfatizou.
A Seap, por meio da Diretoria de Assistência Biopsicossocial (DAP), realiza ações para garantir o direito de acesso à saúde das mulheres, com assistência de qualidade que respeita as questões de gênero e condições de vulnerabilidade. “É de fundamental importância trabalhar essas questões com as mulheres privadas de liberdade, destacando a importância do exame preventivo, seja da mama ou de colo de útero. Precisamos fazer com que essa informação seja parte da rotina dentro das unidades prisionais”, destacou o diretor de Assistência Biopsicossocial, Leone Rocha.