Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NÍVEL SUPERIOR

Sectet firma Termo de Compromisso para curso de Gastronomia em Salinópolis

Parceria com Uepa, Associação Comercial de Salinópolis e a Escola Dr. Miguel de Santa Brígida prevê 50 vagas e inscrições estão abertas no portalfadesp.org.br

Por Fernanda Graim (SECTET)
19/10/2020 12h56

O diretor de Educação Superior, Profissional e Tecnológica da Sectet, Leôncio Siqueira, ladeado pelos representantes dos entes parceirosA Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) firmou um Termo de Compromisso com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Associação Comercial de Salinópolis (Acesa) e a Escola Dr. Miguel de Santa Brígida, para aulas do curso de Tecnólogo em Gastronomia em Salinópolis, região do Salgado paraense. O curso é ofertado por meio do projeto Forma Pará, e a assinatura entre as instituições aconteceu em 16 de outubro na Escola Estadual Professora Aracy Alves Dias, no município.

Estiveram na cerimônia de assinatura, o diretor de Educação Superior, Profissional e Tecnológica da Sectet, Leôncio Siqueira; o diretor acadêmico-pedagógico do projeto Forma Pará, Diego Coimbra; representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Uepa, da Acesa e diretores das duas escolas. 

O diretor Leôncio Siqueira afirmou que o projeto Forma Pará amplia o acesso ao nível de ensino superior, contribuindo com a qualificação dos munícipes e, consequentemente, com a possibilidade de melhores ofertas de empregos e empreendimentos.

“Este curso de Gastronomia em uma cidade turística como Salinópolis vai certamente oportunizar a várias pessoas a possibilidade de empreender e de apresentar para os turistas que chegam ao município uma experiência gastronômica diferente”, ressaltou Leôncio Siqueira.

As inscrições para o processo seletivo especial do curso, que será oferecido por meio do Forma Pará, já estão abertas desde o dia 1º de outubro e vão até o dia 29. As aulas serão oferecidas pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) é a responsável pelo processo seletivo. O edital prevê a oferta de 50 vagas.

A data prevista para a realização da prova é 13 de dezembro. A prova de conhecimentos será composta de uma prova objetiva e uma de redação em língua portuguesa. 

BÔNUS PARA ALUNOS

Todos os editais dos cursos oferecidos pelo projeto Forma Pará também preveem a atribuição de um bônus de 10% (dez por cento) sobre a pontuação da prova de conhecimentos aos candidatos que tenham cursado pelo menos um dos anos do ensino médio, ou estejam cursando o último ano desse nível de ensino, no município/distrito em que o curso será ofertado, a ser comprovado no ato da Habilitação ao Vínculo Institucional.

Há ainda a previsão de reserva de vagas para portadores de necessidades especiais e para candidatos cotistas, ou seja, aqueles que, no ato da solicitação de inscrição, declararem que cursaram todas as séries do ensino médio, ou curso equivalente, em escolas da rede pública brasileira.

CERTIFICAÇÃO

Em Salinopólis, a Secet e parceiros entregaram os certificados à turma concluinte do curso de 'Técnicas de Atendimento e Recepção'No evento de assinatura do Termo de Compromisso, em Salinopólis, na última sexta-feira (16), os concluintes do curso “Técnicas de Atendimento e Recepção” receberam seus certificados. O curso foi ofertado pela Sectet em parceria com o Senac e a Acesa em novembro de 2019, porém as recomendações de isolamento provocadas pela pandemia da Covid-19 impediram a entrega dos documentos no início do ano.

SERVIÇO

Clique aqui, para conhecer o edital com as informações a respeito do processo seletivo público para o curso de Tecnólogo em Gastronomia.