No dia do professor, governo entrega, em Ananindeua, 46ª escola reconstruída nesta gestão
É a terceira escola revitalizada no município e o governador Helder Barbalho anunciou a lista de mais sete escolas onde também serão feitas obras
O governador Helder Barbalho saudou os professores durante a inauguração da escola Walter Bezerra Falcão, em Ananindeua No Dia do Professor, alunos e docentes da Escola Estadual de Ensino Médio Walter Bezerra Falcão, em Ananindeua, receberam na manhã desta quinta-feira (15), a unidade de ensino totalmente reconstruída, totalizando 46 escolas entregues pelo governo do Estado desde janeiro de 2019.
“Eu me sinto feliz pela escola. Antes, os espaços eram pequenos e apertados. Agora temos um ambiente climatizado e isso com certeza nos dará estímulo para voltar aos estudos”, enfatizou Arthur Cardoso, aluno concluinte do ensino médio.
Os alunos receberam o governador Helder Barbalho com uma apresentação musical e a leitura do poema ‘Walter Bezerra Falcão’, escrito pelo professor de literatura Orlando Tadeu, em agradecimento às obras na escola.
Fundada em 1983, a Esola Walter Bezerra foi o primeira estabelecimento de 2° grau (atualmente ensino médio) no município e surgiu da necessidade de expandir o ensino médio na década de 80 e, principalmente, atender a grande demanda dos alunos concluintes do ensino fundamental na época. Atualmente, a escola atende 633 alunos na modalidade do ensino médio regular.
A escola Walter Bezerra Falcão foi inaugurada em 1983 No ato de entrega, estiveram presentes o governador Hélder Barbalho, acompanhado pela primeira-dama, Daniela Barbalho, e pela deputada federal Elcione Barbalho; a secretária de Educação, Elieth Braga, e o prefeito de Ananindeua Manoel Pioneiro. O governador destacou o compromisso com a educação e homenageou os educadores.
“Dia do Professor não é apenas no dia 15 de outubro, são todos os dias do ano. Porque todos os dias vocês semeiam o conhecimento e garantem com que este conhecimento possa formar gente, formar valores e garantir o presente e o futuro da nossa sociedade”, parabenizou Hélder Barbalho.
CLIMATIZAÇÃO
A obra na escola foi feita com recursos do tesouro estadual e consiste em seis salas de aula climatizadas, sala de leitura e um laboratório de informática para garantir mais comodidade e qualidade de ensino para os docentes, discentes e servidores da área educacional.
Emocionada, a diretora da escola, Kétima Almendra, disse que a comunidades esperou por 11 anos pela reforma.
"Finalmente, veio no governo Helder. Me sinto muito feliz e com uma enorme satisfação em poder oferecer este espaço aos nossos alunos. Este é um momento de conquista para toda a nossa comunidade escolar”, afirmou a diretora.
Estudantes e professores terão salas de aulas climatizadas e conta ainda com sala de leitura e um laboratório de informática Na cerimônia de entrega, a secretária de educação, Elieth Braga, destacou o Dia do Professor, comemorado neste 15 de outubro e ressaltou a importância de assegurar um ensino de qualidade.
“Estamos fazendo a entrega da 46ª escola na nossa querida Ananindeua. E hoje, de forma muito particular, comemorando o dia dos professores, queremos destacar e agradecer o protagonismo desses educadores, principalmente pelo empenho e compromisso neste momento de pandemia para que nossos alunos não deixem de ter atividades. Então é um momento de festa, de celebração, é o Governo do Estado cumprindo com o seu papel de qualificar a educação, reconstruindo escolas que seguem por todo o Pará”, disse a titular da Seduc.
Alunos da escola Walter Bezerra Falcão agradecem pela reformaAté o momento, das 46 escolas entregues pelo governo do Estado, três foram para o município de Ananindeua. Durante a cerimônia, o governador do estado anunciou que, ainda este ano, irá iniciar a recuperação de mais escolas no município. São elas: Escola Estadual José Marcelino, Armando Farjado, Antônio Gondim Lins, Escola Dom Alberto Gaudêncio Ramos, Izabel Amazonas, Erotildes Aguiar, Eneida de Moraes.
REAJUSTE
Em continuidade com o seu compromisso na área da educação e em respeito à categoria que hoje comemora o Dia do Professor, o governador esclareceu que, após quatro anos sem reajuste salarial, o governo assegurou, no ano de 2019, um aumento de mais de 4% ao magistério, mas em decorrência de uma lei do Governo Federal, Município e Estado estão proibidos de fazer qualquer tipo de aumento salarial para o servidor público, bem como a realização de concursos públicos para vagas novas até dezembro de 2021. Helder Barbalho afirmou que, assim que a lei se encerrar, irá retomar a discussão até que o Estado possa honrar o seu compromisso e igualar o piso salarial da categoria.