Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Alunos participam de encerramento do curso de cuidador de idosos

Por Fernanda Graim (SECTET)
07/10/2020 15h55

Na manhã desta quarta-feira (7), ocorreu o encerramento das aulas do curso de cuidador de idosos, oferecido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) a moradores dos Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Ao longo do curso, os concluintes tiveram aulas de como estimular a independência e a autonomia dos idosos para que tenham melhor qualidade de vida e como fazer o acompanhamento das atividades diárias deles, inclusive com noções de atendimento básico à saúde e como verificar a pressão arterial, por exemplo.

O curso teve início em janeiro deste ano na escola estadual Camilo Salgado, no Jurunas, e se encerraria em março, porém as aulas foram interrompidas pela pandemia da Covid-19, e só puderam ser retomadas no final do mês de setembro na sede do Senac. Entretanto, o adiamento do encerramento do curso não desanimou os alunos que se mostram bastante satisfeitos com tudo que aprenderam e vislumbram boas oportunidades no mercado de trabalho.

Mônica da Silva“Este curso veio agregar conhecimento, aperfeiçoar e me fazer conhecer mais de que forma devo me portar perante os pacientes e os familiares. Precisamos ter essa interação família-idoso-cuidador para que o trabalho flua de uma maneira saudável para todos. Minha expectativa é crescer na área e, se possível, fazer uma graduação em nível superior para continuar trabalhando, ganhando experiência e conhecimento”, conclui Mônica da Silva, que já trabalhava antes como acompanhantes de pacientes.

Para Márcio Brito, que também já trabalhava na área da saúde, o curso surgiu na hora certa. “O curso veio para abrir mais a mente em relação ao cuidado com idosos. Foi uma benção que caiu do céu, porque nós aprendemos e fazemos a prática no dia a dia. A expectativa agora é positiva, é uma área que está crescendo”, ressalta.

O Diretor de Educação Superior, Profissional e Tecnológica da Sectet, José Leôncio Siqueira, ressalta que a área de saúde é uma das mais demandadas do Estado como um todo, por isso a Sectet pretende intensificar as ações para desenvolver uma estratégia de aumento da oferta de cursos relacionados à saúde em todo o Pará. 

José Leôncio Siqueira“Já estamos com curso de técnico em enfermagem, curso superior também na área pelo Forma Pará, e agora vamos intensificar esses cursos de curta duração, de formação inicial e continuada, chamados cursos FICs. Então a área da saúde passa a ser uma prioridade do ensino profissionalizante no Estado do Pará”, garante o diretor.

Ele afirma ainda que os alunos desses cursos possuem uma grande facilidade de se colocar no mercado de trabalho. “A maioria dos alunos já tem algum tipo de encaminhamento. No lançamento do curso de técnico em saúde bucal, na noite da última terça-feira (6), por exemplo, já havia um compromisso e uma procura intensa por profissionais da área, já com empresas solicitando estagiários. Existe uma demanda forte, uma carência de profissionais da área”, enfatizou.