Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Codec promove capacitações com foco na atração de investimentos

Por Igor Nascimento (SEMAS)
01/10/2020 19h11

A Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec) segue promovendo eventos de qualificação com foco em atração de investimentos para os municípios do Pará. Nesta quinta-feira (1), técnicos da prefeitura municipal de Santarém, no Baixo Amazonas, participaram da capacitação que apresenta práticas de prospecção de negócios e promoção de desenvolvimento econômico. O mesmo evento foi levado aos servidores municipais de Igarapé-Miri, na região do Baixo Tocantins, na quarta-feira (30). 

Promovidos por videoconferência, os eventos têm o propósito de estimular práticas que resultem na atração de novos investimentos, a partir da aplicação de medidas que simplifiquem a vida do investidor e tornem a opção por empreender no município mais atrativa.

“O primeiro contato com os investidores é feito, muitas vezes, pelos servidores das prefeituras, por isso estamos promovendo essas capacitações. Afinal, é no município que os investimentos se consolidam. No âmbito estadual, a Codec executa esse trabalho, fazendo o primeiro contato com quem quer investir no Pará a partir de treinamentos obtidos junto a entidades como a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo é disseminar essas práticas junto aos municípios para aumentar a competitividade do Estado”, explica o gerente de Atendimento a Novos Negócios da Codec, Augusto Cesar Anunciação.

Ações de desburocratização, parcerias para o fortalecimento das micro e pequenas empresas e a criação e atualização de sites e páginas na internet voltados para investimentos foram algumas das ações elencadas como prioritárias durante os eventos on-line. Além disso, a importância do desenvolvimento de materiais que promovam as potencialidades locais, como o manual do investidor, e análises de casos de sucesso no Pará e em outros Estados do País também tiveram destaque.

Oportunidades - Para a diretora de Indústria e Comércio de Igarapé-Miri, Mayanne Farias, a interação entre poder público estadual e municipal é fundamental no processo de atração de investimentos. “Existe essa necessidade de interação entre o poder público estadual e municipal para o melhor desenvolvimento do nosso município de Igarapé-Miri, por isso consideramos o evento importante, principalmente para nosso setor do açaí, e esperamos grandes resultados”, disse.

A chefe do Núcleo de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Santarém, Rosemary Fonseca, diz que a ação do Governo do Pará aumenta as chances dos investimentos chegarem até a cidade. “Essa ação do governo com o município é importante pelo fato de proporcionar uma fala igual no poder público junto à iniciativa privada, trazendo muitos benefícios para todos nós. Faço votos de que isso evolua nos fazendo chegar até o nosso Distrito Industrial, abrindo oportunidades para grandes investidores se instalarem aqui em Santarém e beneficiando a região como um todo” destacou.