Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO

‘Círio na Estação 2020’ começa nesta quinta-feira (1) com programação gratuita

Cerimônia de abertura terá missas e shows de artistas locais

Por Beatriz Pastana (Pará 2000)
01/10/2020 12h29

O Projeto ‘Círio na Estação 2020’ tem início nesta quinta-feira (1º). A Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas, e a Diretoria da Festa de Nazaré, realizarão uma cerimônia de abertura da programação, às 18h, no Armazém 3 do complexo.

Mini arraial, exposições, missa e apresentações culturais de Jade Lima e Jeff Moraes, além de um espetáculo teatral da Trupe de Bubuia, estão entre as atividades dos primeiros dias de programação. O ‘Círio na Estação 2020’ segue até 30 de outubro, com horário de visitação das 10h às 22h e entrada franca. 

EXPOSIÇÕES

A partir desta quinta (01), a Estação abre o Boulevard do CírioO Armazém 3, a Orla e o estacionamento da Estação das Docas ganham um novo nome neste mês de outubro e se transformam em Boulevard do Círio. Já a partir das 10h da manhã de quinta, as exposições e o mini arraial estarão disponíveis para visitação do público, no Armazém 3, com entrada gratuita.

O visitante poderá vivenciar uma pequena mostra da procissão e o clima que envolve toda a cidade. Será possível ver de perto os principais símbolos do Círio, como a corda, a berlinda e Imagem de Nossa Senhora (não oficiais), os mantos e o carro de promessas, utilizados em anos anteriores.

Além dos símbolos do Círio, durante os 30 dias de programação, o olhar atento e cuidadoso do fotógrafo Bob Menezes estará na mostra em 26 fotografias, que retratam a essência do mês de outubro e das procissões que compõem a quadra nazarena, em Belém. “Estou muito feliz com essa exposição na Estação, e em saber que por meio das fotografias levaremos às pessoas um pouco do Círio. É uma seleção com fotos dos Círios do ano 2011, até aqui”, revela o fotógrafo, que completa 20 anos de cobertura fotográfica da festa.

PROGRAMAÇÃO DE 1º A 4 DE OUTUBRO

Quinta-feira (1º)

Missa – A primeira das cinco missas que irão ocorrer durante os 30 dias de programação será realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, às 17h, e contará com a participação do padre Ramos.

Jade Lima – Simultaneamente, terá apresentação cultural da cantora Jade Lima. Natural de Belém do Pará, com 28 anos de carreira, a artista fará uma apresentação especial em homenagem ao Círio: o ‘Marias por uma só voz’. A apresentação intimista será realizada na escada central do Armazém 1, às 17h, gratuitamente.

“Agora mais do que nunca será uma apresentação de muita emoção, por sabermos que o Círio, este ano, será em nossos corações e em nossa memória, devido à pandemia. É uma satisfação poder homenagear a Rainha da Amazônia através das músicas nazarenas, que nos tocam a alma e nos levam para mais perto de nossa mãezinha”, declara Jade Lima.  

Abertura – As realizadoras do evento, OS Pará 2000 e a Diretoria da Festa de Nazaré, farão a cerimônia de abertura do projeto, às 18h, no Armazém 3. Diversas autoridades e personalidades foram convidadas para a ocasião.  

Jeff Moraes – Após a solenidade de abertura, às 19h30, será a vez do cantor e compositor Jeff Moraes apresentar o seu mais recente projeto: o ‘Amazônia Sonora’, no palco do Teatro Maria Sylvia Nunes. A apresentação será gratuita e terá a participação especial das cantoras Glafira, Joelma Cláudia e Ana Paula Castro.

O repertório terá canções de grandes compositores regionais como Joãozinho Gomes, Nilson Chaves e outros, além de músicas autorais de Jeff Moraes, incluindo inéditas, que estarão no primeiro disco do cantor, intitulado ‘Tambor & Beat’. “Esse trabalho é uma viagem musical pelo meu universo amazônico. Canto um pouco do que me influencia a fazer arte na Amazônia, e o mês do Círio com certeza é uma dessas influências”, declara Jeff Moraes.

O músico destaca a emoção de voltar aos palcos na programação do Círio na Estação. “Após todos esses meses de quarentena, estou honrado em poder estar no palco do Teatro Maria Sylvia Nunes, para celebrar o Círio e cantar a nossa Amazônia, o nosso povo”, revela o cantor.

Sexta-Feira (2)

Grupo Uirapuru – Na sexta-feira (2), o grupo de expressões parafolclóricas Uirapuru fará uma apresentação gratuita no palco do teatro Maria Sylvia Nunes, a partir das 18h. O Uirapuru tem 37 anos de formação e promete um espetáculo contagiante, com as cores e os ritmos amazônicos.

A professora Cláudia Peniche, coordenadora do Grupo Uirapuru, fala sobre o que o público pode esperar da apresentação. “Teremos um repertório que retrata uma viagem pelas culturas das microrregiões do estado do Pará. Também faremos coreografias inspiradas na fauna e flora amazônica. Levaremos, ainda, uma coreografia em homenagem ao Círio de Nazaré, que se chama ‘Belém meu bem”, conta.

Sábado (3)

Para o sábado, o público poderá visitar as exposições e o arraial, de 10h às 22h, e aproveitar para curtir o pôr do Sol que só a Estação das Docas oferece.

Domingo (4)

Espetáculo teatral de Bubuia por Aí – No domingo (4), às 10h, a criançada poderá se divertir durante a apresentação teatral da Trupe de Bubuia, que irá ocorrer gratuitamente no Teatro Maria Sylvia Nunes. Prestes a completar 11 anos de existência, a trupe formada pelos palhaços Jojoca, Pierierieca, Rubilota e Chorona, garante ao público uma apresentação cheia de alegria, com composições próprias e outras de domínio popular.

“Vamos colocar o público para participar ativamente do espetáculo. Queremos proporcionar um momento de troca de energia positiva e assim colaborar para a superação de momento de pandemia com muita alegria”, declarou Joécio, o palhaço Jojoca.

Ainda no dia 4 de outubro, às 17h, haverá a celebração de missa no Teatro Maria Sylvia Nunes. A entrada é franca. É importante chegar cedo para garantir um bom lugar, pois, devido às  medidas de segurança estabelecidas em decreto estadual, o Teatro Maria Sylvia Nunes estará com entrada limitada a 50% da lotação normal.

Solidariedade

Para as programações em que não serão cobrados ingressos, a OS Pará 2000 e a Diretoria da Festa de Nazaré estimulam os visitantes a realizar a doação de alimentos não perecíveis. Haverá um ponto de coleta, localizado no Armazém 3.

A agenda completa do Círio na Estação das Docas está disponível no site www.estacaodasdocas.com.br e nas mídias sociais do complexo: @estacaodasdocas.

Serviço:

Círio na Estação 2020
Data: 1º a 30 de outubro
Horário: 10h às 22h
Local: Armazém 3 e Teatro Maria Sylvia Nunes – Estação das Docas - Av. Boulevard Castilho França, s/n, Campina - Belém PA
Entrada franca.