Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

PAS PM inicia edição do programa com foco nos militares do interior

Por Matheus Soares (PM)
30/09/2020 15h14

Para levar qualidade de vida e bem estar à tropa do interior do Estado, a Polícia Militar do Pará deu início, na segunda-feira (28), a mais uma edição do Programa de Atenção à Saúde do Policial Militar (PAS PM) com foco no efetivo  que integra o Comando de Policiamento Regional IX (CPR IX), sediado em Abaetetuba, no nordeste do Estado. Ao longo da semana, a equipe percorrerá, ainda, os municípios de Cametá e Barcarena. 

Os policiais que atuam nos municípios a serem atendidos pelo PAS PM poderão usufruir dos serviços ofertados pela equipe multidisciplinar, composta por oficiais e praças da Instituição com formação em medicina, fisioterapia, educação física, nutrição, enfermagem, psicologia, odontologia e serviço social.

Além de palestras sobre saúde física e mental, hábitos alimentares e vida saudável, o programa vai oferecer apoio espiritual por meio da Capelania da PM bem como resoluções de demandas do Fundo de Saúde da PM (Funsau), como atualização cadastral, emissão de carteirinhas e inclusão de dependentes.

Os dois primeiros dias de atendimento foram marcados pela parceria da Polícia Militar com o Exército Brasileiro, que na ocasião, cedeu as instalações da sede do Tiro de Guerra para a realização das atividades. Como forma de gratidão ao gesto, a coordenação do PAS PM ampliou os serviços para os militares da instituição co-irmã.

O chefe de instrução do Tiro de Guerra, subtenente Samuel Rodrigues, comentou sobre a parceria que beneficia as forças mutuamente. "Em razão de ainda não termos uma estrutura de saúde para os atiradores daqui, a presença do programa de saúde neste momento é bom suporte para os nossos militares. Estaremos sempre de portas abertas para a PM",  afirmou o graduado.  Nesta rápida parceria os policiais do PAS fizeram a inspeção médica preliminar nos militares do Tiro de Guerra darão baixa, permitindo verificar se os integrantes da unidade estão aptos ou não para o procedimento.

O major Manoel Ferreira, comandante 31º Batalhão, esteve presente no primeiro dia dos atendimentos e aproveitou a oportunidade para usufruir dos serviços. "É a primeira vez que a gente vê a tropa aqui de Abaetetuba ser beneficiada com uma ação grande e nesses moldes. Esta iniciativa mostra a preocupação do Governo do Estado e do Comando da PM em sempre melhorar a qualidade de vida dos policiais militares e seus dependentes", finalizou o oficial.

Uma carreta itinerante está dando suporte às ações do PAS PM, garantindo um ambiente climatizado e que atende às necessidades da equipe e dos pacientes. De acordo com a major Ana Carolina, o veículo vai passar por uma reforma para reforçar ainda mais o aparato de saúde e permitir um melhor atendimento. "O projeto já foi aprovado na Segup e até o fim do ano a carreta passará por uma reestruturação, onde vai contar com dois consultórios dentários, além da  inovação do consultório oftalmológico" frisou a oficial.

O PAS PM é uma realização do Estado-Maior Geral (EMG) da Corporação e conta com o apoio do Governo do Estado, visando oferecer saúde para o policial militar e seus familiares, por meio de palestras, atendimentos e outros serviços ligados à qualidade de vida.