Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREAMAR DA FÉ

Exposição ‘Sala dos Milagres’, na capela do Museu do Estado do Pará, abre nesta quinta (1º)

A mostra integra a Estação 1 do Cortejo Preamar da Fé, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura

Por Josie Soeiro (SECULT)
30/09/2020 10h41

Algumas histórias de milagres do Círio, ligadas ao agradecimento de graças alcançadas, salvação e cura, estarão materializadas na exposição Sala dos Milagres, aberta a partir desta quinta-feira (1º de outubro), às 18h, na capela do Museu do Estado do Pará (MEP). A abertura será marcada pela apresentação de um violoncelista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). A mostra integra a Estação 1 do Cortejo Preamar da Fé, realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

 

De acordo com Anselmo Paes, curador da exposição e diretor do Museu do Círio, a capela do Museu do Estado do Pará, inaugurada em 1772, no bairro da Cidade Velha, tem uma relação direta com o Círio de Nazaré. “Foi de lá que saiu o primeiro Círio oficial, em 1793, também como pagamento de promessa do governador da época, Francisco Coutinho, por uma graça atendida. E é nesse cenário que peças curiosas como bilhas em cerâmica (que transportam água nas cabeças dos devotos), bicicleta e até mesmo o retrato de um animal de estimação vão compor a exposição”, destaca. 

As peças que fazem parte do acervo do Museu do Círio estarão dispostas no altar central, nos degraus e nas paredes que ladeiam a sala. “A perspectiva dessa instalação é apresentar dentro de uma leitura estética, que lida com a devoção íntima e doméstica dos lares brasileiros, seus altares mistos com muitos santos e santas, sua decoração singela e sincera de ornamentação guiada pelo afeto, pelo sentido, pelo intuitivo, criar uma sala em que o visitante se sinta no centro de um grande mistério e encanto, mas ainda assim um ambiente familiar”, acrescenta o diretor.  

Serviço

Cortejo Preamar da Fé – Estação 1: Exposição Sala dos Milagres
Local: Capela do MEP
Período: de 1º a 12/10, 18h (abertura) 
Funcionamento: Terça a sábado - 9h às 14h / Domingo (incluso o do Círio) - 9h às 13h