Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Consuelo Castro assume Diretoria de Agricultura Familiar da Sedap

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/05/2017 00h00

A engenheira agrônoma Consuelo Castro assumiu, nesta quarta-feira (3), a Diretoria de Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Ela substitui o também engenheiro agrônomo Luiz Pinto, que assumiu a Diretoria Geral da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) na última terça-feira. O titular da Sedap, Giovanni Queiroz, reuniu a equipe técnica para apresentar e dar as boas vindas à nova colaboradora.

Durante a reunião, Giovanni Queiroz destacou a importância da agricultura familiar não apenas como uma atividade produtiva, mas também pela capacidade de gerar ganhos sociais muito positivos. O secretário lembrou que a produção familiar ajuda a agregar e fixar renda dentro dos municípios e que o desenvolvimento municipal é hoje o grande foco das políticas do Governo do Estado.

“Nossa tarefa na Secretaria é estimular cada vez mais a produção familiar, garantindo, por meio de um trabalho coordenado, condições favoráveis para a regularização fundiária, hoje um dos gargalos para o crescimento do setor, para o crédito e para a assistência técnica”, afirmou Giovanni Queiroz, acrescentando que, no caso da assistência técnica, tem conversado diretamente com o governador Simão Jatene para fortalecer o braço operacional da Sedap, que é a Emater-Pa.

A participação das famílias de agricultores paraenses também é fundamental, lembrou o secretário, para o sucesso do programa de criação de um cinturão verde de produção e hortigranjeiros e frutas em 11 municípios das regiões metropolitana e nordeste do estado. “Nossa meta é tornar o estado autossuficiente na produção de alimentos. Temos terra, mercado, enfim, temos todas as condições necessárias para isso”, acrescentou.

A nova diretora agradeceu a confiança do secretário e disse que está pronta para enfrentar o novo desafio. “Já trabalhei com extensão rural e também tenho experiência administrativa. Estou aqui para somar e também para aprender”, afirmou Consuelo, que é ex-prefeita do município de Ponta de Pedras.