Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Mudança de parada de ônibus na BR-316 visa avanço de obras e ordenamento no trânsito

Alteração foi necessária pelo avanço das obras da Nova BR, executadas pelo Governo do Pará

Por Michelle Daniel (NGTM)
28/09/2020 14h07

Parada de ônibus em frente à Galeria BR no Km 01 da BR-316, agora, é o primeiro ponto de embarque e desembarque para os usuários A partir desta segunda-feira (28), a parada de ônibus em frente à Galeria BR na altura do Km 01 da BR-316, passa a ser o primeiro ponto de embarque e desembarque para os usuários do transporte público urbano na rodovia. A alteração foi necessária por conta do avanço das obras da Nova BR, executadas pelo Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), e visa, também, o ordenamento do trânsito na área, em uma parceria com os órgãos fiscais de trânsito, o que proporciona maior segurança a todos que trafegam pelo local.

A mudança oportuniza para os usuários três abrigos de estrutura metálica, assentos e área dedicada às pessoas com deficiência, antes carentes dessa estrutura no trecho de intenso fluxo de veículos. “A gente sempre ficou debaixo de chuva e sol. Tentava se abrigar nas cobertas dessas lojas aqui perto. Agora, melhorou, principalmente para não ficar tão exposto”, comenta Marco Antônio da Silva, autônomo. 

A vendedora Maria Lucimar Souza, de 47 anos, costuma pegar ônibus em frente ao shopping para voltar para casa depois do trabalho. Ela acredita que a mudança é importante devido à falta de respeito de muitos motoristas com relação à antiga parada. “Sempre foi uma confusão. É ônibus, van, micro-ônibus... até para pegar o transporte era difícil. Tomara que todos obedeçam e haja fiscalização”, opina.

Agente do Detran orienta motorista, nesta segunda-feira (28), na BR-316. Ação tem parceria da Arcon e seguirá por toda esta semana.Durante toda a manhã desta segunda-feira, a fiscalização dos órgãos competentes, como Detran/PA e Arcon-PA, orientavam motoristas e pedestres sobre a mudança. O trabalho seguirá nesta semana. Apesar do intenso fluxo no trecho, não foi registrado nenhum congestionamento.

A necessidade da alteração da parada de ônibus foi previamente informada e articulada junto às entidades do transporte urbano e alternativo, desde a semana passada também ocorre ação educativa, além da divulgação para a população lindeira, com carro-som e informativos fixados dentro dos coletivos que fazem linhas na Região Metropolitana de Belém.

Diretor-geral do NGTM, o engenheiro Eduardo Ribeiro informa que as obras da Nova BR terão 13 estações no canteiro central da viaO deslocamento do ponto foi necessário para a construção de uma estação de passageiros com passarela para travessia de pedestres, como etapa das obras da Nova BR. “Ao todo, serão construídas 13 estações no canteiro central da rodovia juntamente com as passarelas. Com isso, visa melhorar a segurança para os usuários da BR, como condutores de veículos e pedestres, de forma que se evite estreitamento na pista onde existe acumulo grande de parada de veículos”, esclarece o engenheiro Eduardo Ribeiro, diretor-geral do NGTM.

Para mais informações sobre o assunto, leia:

https://agenciapara.com.br/noticia/22292/

https://agenciapara.com.br/noticia/22408/