Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa investe em estratégias para captar novos doadores

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/05/2017 00h00

Aumento da demanda e baixa no estoque. Essa tem sido uma constante na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Belém. Para reverter esse quadro e elevar o número de doações, o hemocentro tem desenvolvido uma série de estratégias. Uma delas é o retorno do funcionamento da unidade móvel de coleta, que nestas quarta e quinta-feira estará posicionada na Avenida Presidente Vargas, no centro comercial da capital, das 8h às 12h, recebendo a colaboração dos doadores voluntários.

Segundo a gerente de captação do Hemopa, Juciara Farias, a unidade móvel possibilita que a Fundação vá até aquele cidadão que tem vontade de doar sangue, mas que, por falta de tempo, de oportunidade ou pela distância, não consegue se deslocar até as unidades do hemocentro. “O ônibus vence todas as dificuldades de acesso ao Hemopa. Com ele nós é que vamos até o doador, e não o contrário”, conta Juciara.

A gerente explica que a unidade móvel é um forte aliado na captação de novos candidatos à doação de sangue, “já que as pessoas ficam curiosas ao ver o ônibus e param pra perguntar. É quando temos a possibilidade de esclarecer dúvidas, dissipar receios quanto ao processo da doação, explicar a importância desse gesto e mostrar que se trata de uma coisa simples, mas vital para quem precisa. Aí ganhamos candidatos à doação”, conta.

Foi exatamente o que aconteceu com o contador Max Mesquita, que trabalha num escritório próximo ao centro comercial. “É um ato que me faz bem, mas a gente acaba não encontrando tempo pra fazer. Com o ônibus aqui, facilita muito”.

Aos 58 anos, Esmeralda Tavares estava dentro de um ônibus que passava pela Avenida Presidente Vargas quando avistou a unidade móvel do Hemopa. “Sempre vou ao hemocentro doar sangue e já estava em tempo de fazer uma nova doação. Quando vi a unidade tratei de descer e aproveitar a oportunidade”, comemorou.

A unidade passou por um período de manutenção técnica e agora retorna à rotina de ações do hemocentro, garantindo suporte ao calendário mensal de campanhas externas feitas em parceria com instituições, entidades e a comunidade. “Como reflexo desse retorno, temos a expectativa de aumento de 20% no número de doações”, afirma Juciara

Outra estratégia do Hemopa para facilitar o acesso de doadores é o projeto “Caravana Solidária”. A iniciativa consiste em proporcionar o transporte de pequenos grupos de pessoas, que se organizam para ir até a sede do hemocentro. O deslocamento dos doadores é feito por um micro-ônibus com capacidade para 30 lugares, que apanha os voluntários e depois os deixa no local de origem. “A unidade móvel e a Caravana Solidária são duas possibilidades de acesso que disponibilizamos estrategicamente para aumentar o número de doações”, finaliza Juciara.

Nesta quinta-feira, dia 4, a unidade móvel do Hemopa estará na avenida Presidente Vargas, em frente ao Banco do Brasil, recebendo os candidatos à doação. Já para participar da Caravana Solidária, os grupos devem entrar em contato com o Hemopa pelos telefones 0800 280 8118 ou 3224-5048; e ainda enviar e-mail para captação@hemopa.pa.gov.br.

Doador: Para ser um doador de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação original e com foto. Os homens podem doar em intervalo de dois meses, e as mulheres, de três.

Serviço: A sede do Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2109, bairro de Batista Campos. As doações também podem ser feitas na Estação Coleta Castanheira que fica do térreo do Pórtico Metrópole, na BR-316, km 1. O horário de funcionamento é de 7h30 as 18h, de segunda a sexta-feira, e de 7h30 as 17h, aos sábados.