Sespa distribui equipamentos médicos que chegaram ao Estado

25/09/2020 18h00 - Atualizada em 25/09/2020 18h30
Por Laís Menezes (SESPA)

A Secretaria de Estado de Saúde Pública realiza a distribuição dos equipamentos médicos doados pela empresa Vale, nesta sexta-feira (25). A distribuição do material é feita regularmente e vai alcançar hospitais em todo Estado.

Ao todo são 540 camas mecânicas do tipo adulto com colchão, 50 camas mecânicas com colchão para pessoas com obesidade, 400 aspiradores de secreção portátil de 5 litros, 100 carros de emergência, 100 desfibriladores externos automáticos, 35 ventiladores mecânicos e ainda 100 monitores de sinais vitais que chegaram esta semana. 

A empresa logística, contratada para transportar os materiais às unidades de saúde, fez a retirada dos equipamentos que seguem para Redenção e Capanema. Já os caminhões da Sespa foram carregados com a entrega para os hospitais da Região Metropolitana de Belém e de Cametá.

Os equipamentos já começaram a ser encaminhados para as unidades de saúde. O Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, foi o primeiro a receber 87 camas-padrão. Já entre os municípios do interior, o Hospital Regional de Salinópolis recebeu 15 camas-padrão, seis aspiradores, três carros de emergência, três desfibriladores e cinco monitores. As próximas serão as cidades de Redenção, que receberá 100 camas-padrão modelo adulto e seis para pessoas obesas, e Cametá, que receberá 30 camas-padrão, além de aspiradores e carrinhos. 

“Depois da chegada de um grande contingente dessas doações no início desta semana, a Sespa mobilizou uma força-tarefa para encaminhar os equipamentos o mais rápido o possível para as unidades hospitalares de todo o Estado” finalizou Rômulo Rodovalho, titular da Sespa.