Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA MUNDIAL SEM CARRO

Detran promove campanha para alertar sobre o uso consciente do automóvel

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
21/09/2020 19h27

Nesta terça-feira (22), é celebrado o Dia Mundial Sem Carro. A data tem o intuito de conscientizar a sociedade em geral sobre o uso responsável do automóvel, já que muita gente usa o veículo de modo automático, em percursos que poderiam ser feitos a pé ou de bicicleta. A reflexão é levantada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran).

Outro fator que a data coloca em evidência diz respeito à emissão de gases poluentes, já que o uso frequente de veículos é prejudicial ao meio ambiente. O gás carbônico (CO2) liberado por carros e outros meios de transporte é responsável pelo agravamento do efeito estufa, acentuando o aquecimento global, bem como elevando a temperatura média do planeta.

No Pará, em 2019, a frota alcançou a marca de 2.118.592 veículos. Neste ano, de janeiro a agosto, esse número está em 2.177.342 - crescimento de 2,77% em apenas oito meses. Se o recorte for de dez anos, então, a diferença ultrapassa o dobro. Em 2010, a frota era de 970.127 veículos.

Alternativas - Para a coordenadora de Educação do Detran, Isabella Mesquita, a data - comemorada no período da Semana Nacional de Trânsito -, é importante para conscientizar a população sobre o uso dos automóveis. "Essa reflexão deve ser feita de modo que encontremos soluções, alterando o meio de locomoção com bicicletas, por exemplo, e também reduzir o uso dos veículos motorizados", diz.

A coordenadora também enfatiza aspectos ligados ao constante uso de automóvel, que interfere na qualidade de vida e no trânsito. "Longos congestionamentos, poluição sonora e ambiental e estresse são consequências originadas do crescente número de automóveis, principalmente nas grandes metrópoles. Por isso, desde 2001, o Brasil se uniu ao movimento mundial e passou a incentivar a data, visando a qualidade de vida da população e menor tráfego na mobilidade urbana", salienta.

A data será celebrada dentro das campanhas e ações do Detran no projeto Educação de Trânsito Por Todo o Pará, iniciado no dia 8 deste mês, com duração de 90 dias. A campanha contempla 64 municípios do Estado, nas 12 Regiões de Integração, oferecendo abordagens educativas de forma a instruir, orientar e conscientizar os gestores do trânsito local, observando as complexidades e peculiaridades de cada município visitado, além de formar agentes multiplicadores de boas práticas no trânsito.