Empreendedores da moda autoral paraense lançam coleção de vestuário
A moda paraense ganha, neste mês de setembro, mais uma coleção de vestuário produzida e desenvolvida por dez designers e marcas autorais paraenses, sob a direção criativa de Fernando Hage. A coleção “Pará, o Território da Moda” estará em exposição comercial no Espaço Moda, no Espaço São José Liberto, a partir do próximo dia 22.
O lançamento será marcado por programação on-line da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia, organização social que gerencia o Espaço São José Liberto. No dia 22, às 16h, será feita uma transmissão ao vivo da palestra “Do global ao local: tendências para um novo cenário da Moda”, ministrada pelos designers Yorrana Maia (PA) e Fernando Hage (SP).
Em seguida, ocorre no Espaço São José Liberto o desfile com os looks das dez marcas que integram a nova coleção. A participação presencial será restrita aos designers e criadores das marcas, em recomendação às normas de segurança de prevenção ao coronavírus, mas o público poderá conferir tudo por meio das redes sociais do ESJL.
Para este desfile foram convidados 15 designers e empreendedores de moda e acessórios, que vão integrar os looks do desfile. No dia 28 de setembro, estará disponível no canal do YouTube do Espaço São José Liberto o fashion-film da coleção, que mostra um pouco da essência das marcas que compõem a 4ª Coleção “Pará, o Território da Moda”.
A nova coleção de vestuário do Coletivo do Arranjo Produtivo Local de Moda e Design do Espaço São José Liberto, “Pará o Território da Moda” é uma ação “para fortalecer marcas do segmento de confecção e acessórios, com perfis diferenciados, mas que carregam entre si uma identidade forte com sua localidade, o estado do Pará e a Amazônia”, define o diretor criativo da coleção, Fernando Hage.
Dez marcas apresentam minicoleções que formam a coleção maior de 2020: Donna Fran, Fábio Purificação, Lilia Lima, Ludimila Heringer, Madame Floresta, Miçantê, Murilo Maia, Patchoulli, Prado e TuCrias. Em 2016, 2017 e 2019 foram feitos os lançamentos das primeiras coleções “Território da Moda”, para marcar o local da moda autoral paraense.
O retorno em 2020, agora de forma virtual, fortalece o segmento de vestuário da cidade de Belém e também está dentro do contexto da palestra “Do global do local: tendências para um novo cenário da Moda”.