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Ministério apresenta campanha de incentivo ao turismo na Amazônia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/05/2017 00h00

Após pedido dos governos estaduais da Amazônia Legal, o governo federal, por intermédio do Ministério do Turismo, irá veicular na mídia nacional e internacional uma ampla campanha de divulgação do potencial turístico da Amazônia, mostrando os principais pontos e destinos de toda a região. O investimento em mídia será da ordem de R$ 20 milhões e começará a ser exibido nas telas e páginas de veículos do Brasil e do mundo já a partir da próxima semana, tendo por mote “Descubra uma nova Amazônia” e vai sugerir que se viva a região, conhecendo sua cultura, seus sabores e a multiplicidade de “amazônias que existe na Amazônia”.

A apresentação das primeiras peças da campanha foi feita nesta sexta-feira (05) durante o 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, realizado em Porto Velho, capital de Rondônia, pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão. “Queremos ajudar na possibilidade de que o Brasil conheça mais o país e especialmente essa região que é tão fundamental para todos. Por isso cumprimento os governadores pela união e destacamos que esse esforço conjunto pela Amazônia é também nosso objetivo”, destacou.

A campanha será veiculada em televisão, rádio, jornais e revistas, além de aeroportos e ônibus em todo o mundo, e também terá um forte reforço nas redes sociais. Contará, ainda, com ações diretas em programas televisivos nacionais.

Ação coletiva - No início do ano, durante o Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Macapá, surgiu a ideia de solicitar uma campanha ampla pela região, sem entrar nas questões estaduais, mas, projetando a Amazônia como um todo, como aconteceu recentemente com a região Nordeste, em campanha do Ministério do Turismo. O foco, agora, será a Amazônia.

O governador Simão Jatene destacou a importância de se incentivar o turismo na região. “O combate à pobreza e à desigualdade tem no reforço do turismo um importante aliado, por constituir um segmento importante para a geração de renda e fortalecimento da identidade regional, com plena sustentabilidade. Campanhas assim, realizadas pelo governo federal, são fundamentais nesse processo”, destacou Jatene.

Para o coordenador do Fórum das Secretarias de Comunicação da Amazônia, Daniel Nardin, da Secom do Pará, a proposta de sugerir a campanha ao MTur foi apoiada pelos gestores estaduais e colocada em prática a partir de uma ação conjunta envolvendo também as Secretarias de Turismo dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal.

“Logo na primeira audiência, que contou com articulação do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o ministro foi muito receptivo e assumiu o compromisso, já cumprido. O mote da campanha será a Amazônia e isso vai gerar curiosidade. As pessoas vão pesquisar mais sobre a região e descobrir a enorme quantidade de destinos que ela oferece, pontualmente nos estados. Essa é uma conquista de todos os amazônidas, especialmente nesse momento em que o Brasil precisa divulgar melhor seus destinos potenciais, como é o caso da região”, destacou.

Logo na primeira audiência com o ministro Marx Beltrão, em fevereiro, que contou com articulação do senador Flexa Ribeiro, a proposta da campanha foi aceita e o Ministério marcou novas reuniões de trabalho com os secretários de Comunicação, de Turismo e equipe técnica do MTUR para desenvolver os conceitos básicos da campanha.

(Fonte: Secom Governo de Rondônia)