Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA SUSTENTÁVEL

Bragança recebe capacitação sobre técnicas em atração de investimentos

Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) realizou encontro, por videoconferência, com servidores municipais sobre prospecção de negócios

Por Igor Nascimento (SEMAS)
18/09/2020 13h01

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) realizou nesta sexta-feira (18) um novo evento de capacitação em atração de investimentos destinado aos municípios do Pará. Desta vez, servidores da prefeitura municipal de Bragança, no nordeste do Estado, participaram da qualificação oferecida pelo órgão estadual com o objetivo de apresentar práticas consolidadas de prospecção de negócios para a promoção do desenvolvimento econômico local.Gerente da Codec, Augusto Cesar conduziu a live de capacitação

Ao longo do evento, realizado por videoconferência, a importância do desenvolvimento de materiais que promovam a imagem do município, como o manual do investidor, por exemplo, foi destacada, assim como a presença de instituições de ensino e pesquisa para a qualificação da mão de obra local, além da necessidade de atualização dos sites institucionais da prefeitura, que devem conter todas as informações sobre as oportunidades disponíveis para negócios no município.

Segundo o gerente de Atendimento a Novos Negócios da Codec, Augusto Cesar Anunciação, a proposta do evento é sensibilizar a equipe técnica da prefeitura sobre a importância do bom atendimento no processo de atração de investimentos.

“A Codec possui uma diretoria que faz o primeiro contato com os investidores que querem investir no Pará com base nos treinamentos ministrados por entidades como a Apex-Brasil (A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), por exemplo. Agora, o nosso objetivo é compartilhar esse conhecimento com os municípios porque sabemos que, no final das contas, é no município que o investimento se consolida, portanto essa interação é fundamental”, explicou o gerente.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um serviço social autônomo, com a  missão de promover as exportações dos produtos e serviços do Brasil e contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras, além de atrair investimentos estrangeiros para o país.

Ainda de acordo com Augusto Cesar, os investidores vêm buscando cada vez mais o Norte do País e pensando no Pará como principal destino para seus negócios na região. “Daí a importância de termos os nossos municípios alinhados com as melhores práticas e estratégias em atração de investimentos”, enfatizou. 

A servidora municipal Nazaré Freitas, uma das participantes do evento, elogiou o evento e enfatizou a necessidade da interação entre poder público estadual, municipal e a sociedade para o desenvolvimento de Bragança. “Como região de ocupação mais antiga da Amazônia, iniciativas de captação de investimentos para Bragança são fundamentais, especialmente nos setores de pesca e turismo, por exemplo. Por isso, parabenizo a Codec pela iniciativa, pois este é o caminho certo".

"A partir de agora, precisamos eleger as prioridades e avançar com base no nosso planejamento estratégico de longo prazo já iniciado e em parceria com a Codec. Vamos propor uma reunião para que a gente possa discutir o que foi tratado aqui nessa capacitação e então iniciar esse trabalho efetivamente”, afirmou a servidora.