Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO INFANTO-JUVENIL

Encontro avalia procedimentos técnicos na socioeducação

Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) alinha procedimentos técnicos na condução do trabalho socioeducativo

Por Alberto Passos (FASEPA)
18/09/2020 12h41

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) debateu e alinhou com os gestores das unidades socioeducativas da Região Metropolitana de Belém, procedimentos técnicos que norteiam a condução do trabalho na socioeducação, em reunião nesta quinta-feira (17).

Dentre os tópicos-chave que balizaram o encontro destaque para os direitos humanos, ambiente físico e infraestrutura, atendimento socioeducativo, gestão e recursos humanos. Essa e outras agendas são realizadas sistematicamente tanto com os profissionais da Fasepa, quanto com os atores que atuam na rede intersetorial da política da infância e adolescência no Pará.

Presidente da Fasepa, Miguel Fortunato ressaltou a importância das equipes trabalharem de forma integrada e colaborativa na perspectiva de minimizar eventuais distorções e situação de crise.

“É imprescindível que nós possamos entender o nosso papel dentro desse sistema complexo e que demanda um esforço coordenado e conjunto de todos os entes corresponsáveis pela política de atendimento socioeducativo”, observou o titular da Fasepa. 

Ainda segundo ele, “não podemos perder de vista os nossos instrumentais técnicos, o nosso direcionamento estratégico e a estrutura legal que nos rege como o nosso regimento interno, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e o Sinase (Sistema Nacional do Atendimento Socioeducativo)”.

ENVOLVIMENTO

Os participantes contribuíram com ideias, soluções e expuseram alguns entraves que podem trazer algum tipo de prejuízo para o desenvolvimento do trabalho. A reunião também serviu para acompanhar e avaliar os processos de trabalho administrativo, técnico, operacional, logístico, entre outros.

Para a gestora do Centro Socioeducativo de Benevides, Helenice Rocha, “o monitoramento das ações é importante, pois é através desse mecanismo que corrigimos as distorções na aplicabilidade de nossas ações, avaliamos onde esta nossas maiores dificuldades e buscamos solucionar nossos problemas”.