Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LEITURA

Encontro Pará Ler fortalece rede de bibliotecas públicas e comunitárias

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/05/2017 00h00

Bragança, no nordeste paraense, é o primeiro município a receber o Encontro Regional Pará Ler, iniciativa da Fundação Cultural do Pará (FCP), em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais, que promove o fortalecimento da rede de bibliotecas públicas e comunitárias do Estado. Durante dois dias, 154 pessoas de 17 municípios da Região do Caeté participaram dos debates e das oficinas de capacitação, de quarta (3) a sexta-feira (5). Foi o pontapé inicial do projeto, que segue para outras cinco regiões ainda este ano.

A bibliotecária Marinilde Barbosa, técnica em gestão cultural da FCP e integrante da comissão organizadora do programa, explica que o Encontro Pará Ler também serve para a criação de uma rede de bibliotecas, para que os espaços melhorem a comunicação entre si e, unidos, superem juntos as dificuldades. “No encontro a Fundação Cultural do Pará deu voz aos coordenadores dos espaços de leitura, para saber das suas demandas. Atuando em conjunto temos conseguido manter abertos esses espaços, que são de extrema importância para a educação e cultura de uma cidade”, explicou.

O Pará tem cerca de 160 bibliotecas públicas. Alguns municípios, como Tomé-Açu, no nordeste do Estado, têm mais de uma biblioteca. Uma das frentes de trabalho da FCP, nesse âmbito, é garantir a manutenção – e em alguns casos, a modernização – desses espaços. “Vamos aos municípios e mapeamos a situação das bibliotecas. Levamos capacitação para que eles façam a organização e automação de acervo, com o uso do sistema Bibilivre, e para tornar esses locais espaços livres, com ações de leitura”, informou a bibliotecária.

Informação – Para a pedagoga Ivana Rocha, coordenadora da biblioteca pública de Baião, no nordeste do Pará, o Encontro Pará Ler proporciona o compartilhamento de informações sobre a situação dos espaços de leitura nos demais municípios. Também é a oportunidade de se qualificar e levar para a sua cidade conhecimento de como acessar, por exemplo, os editais de incentivo à cultura lançados pelo Estado. “O aprendizado adquirido aqui a gente coloca em prática no município. Nossa biblioteca vai fazer 45 anos agora em junho, então, para nós, é muito importante essa ação do Estado na valorização desse trabalho”, destacou.

A técnica em gestão cultural Neila Garcês, da FCP, que ministrou a oficina “Elaboração de projetos: editais estaduais (Seiva e Semear)”, lembrou que, graças ao trabalho de descentralização, os municípios passaram a acessar com mais facilidade os programas de incentivo. Nesse sentido o Encontro Pará Ler oportuniza informação para que o profissional do interior possa aprimorar o serviço que é oferecido à população. “Na oficina de projetos sempre temos turmas muito ecléticas. São profissionais de diversas áreas, que acabam funcionando como agentes multiplicadores desse conhecimento partilhado”.

Incentivo – Importante parceira do encontro, a Prefeitura de Bragança destinou servidores e os espaços para a programação, que se dividiu entre o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o auditório da Polícia Militar. Segundo o secretário municipal de Cultura, Desportos e Turismo, Rivaldo Miranda, o município está reorganizando a biblioteca da cidade, que passou a receber um público maior depois que o horário de atendimento foi ampliado, de 8h as 14h, para 8h as 19h, de segunda a sexta-feira.

A biblioteca pública de Bragança, localizada hoje na Secretaria de Cultura, conta com acervo de 5.220 livros, e somente neste ano a FCP doou mais 230 obras para o espaço, de títulos técnicos a literários e didáticos. “Para nós é uma satisfação muito grande receber um encontro regional em que podemos trocar conhecimento e metodologias de trabalho de incentivo à leitura. Isso sem dúvida fortalece a didática e o hábito de leitura dentro das nossas unidades de ensino, sobretudo, no interior do município. Passamos a divulgar mais o trabalho para atrair cada vez mais pessoas à biblioteca”, detalhou o secretário.

O próximo Encontro Pará Ler será em Santa Maria do Pará, na região do Guamá, entre os dias 29 e 31 de maio. “A equipe de Santa Maria esteve conosco em Bragança para vivenciar o evento e levar a experiência para o próximo encontro. Temos uma ótima receptividade dos profissionais e gestores municipais, que sabem da importância de valorizar a biblioteca como espaço de cultura, aprendizado e conhecimento que é”, concluiu Marinilde Barbosa.

O Encontro Pará é um projeto da FCP, executado com a parceria do Consórcio Integrado dos Municípios Paraenses (Coimp) e Instituto de Políticas Relacionais, com patrocínio da Fundação Bill e Melinda Gates e da Iber Bibliotecas.