Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'PORTO MUSICAL'

Instrumentistas estreiam projeto musical no Parque Urbano Porto Futuro

Todo sábado, o espaço vai oferecer ao público shows da Amazônia Jazz Band e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz

Por Thaís Siqueira (SECULT)
12/09/2020 21h20

O Parque Urbano Belém Porto Futuro, o mais recente espaço turístico e de lazer da capital paraense, neste sábado (12) também foi palco para a música instrumental com a estreia do Projeto Porto Musical, uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Academia Paraense de Música (APM) e Theatro da Paz. A partir de agora, a ação gratuita vai ocorrer todo sábado, a partir de 17h30, com shows da Amazônia Jazz Band (AJB) e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).O saxofonista Harley Bichara e o pianista Edgar Matos fizeram o show de abertura do Projeto Porto Musical

A advogada Caroline da Silva, 22 anos, foi passear pelo Porto Futuro e aprovou a atração cultural. "Foi um final de tarde e início de noite muito agradável. É muito importante que a cidade tenha recebido um espaço desse, em que a família toda vem e os adolescentes e jovens podem aproveitar com segurança. Ver o pôr do sol daqui foi lindo demais; e a música deu o clima perfeito. Essa foi a primeira vez que vim, e com certeza vou voltar várias vezes", garantiu.

O Projeto Porto Musical foi aberto pelo saxofonista Harley Bichara e o pianista Edgar Matos, da AJB. O repertório incluiu as músicas “Foi assim”, de Paulo André e Ruy Barata; “Uirapuru”, de Waldemar Henrique, e clássicos do jazz, como “Satin Doll”, de Duke Ellington and Billy Strayhorn; “Wave” e “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim.

Interação - Para Harley Bichara, a receptividade dos visitantes foi o ponto principal do espetáculo. "O público foi muito carinhoso, registrando, participando e interagindo com a gente o tempo todo. A sintonia entre as pessoas e os músicos só mostra que o projeto já deu certo. A gente percebe o volume de pessoas aparecendo para apreciar a boa música, e eu acho que o caminho é esse. Me sinto muito feliz em ter feito parte dessa estreia e poder trazer a música instrumental do teatro ao público aqui do Porto Futuro", disse o músico.Harley Bichara ressaltou a resposta do público ao repertório apresentado na estreia do projeto

"Ficamos extremamente felizes com o resultado desse primeiro dia de Porto Musical. Vimos pessoas de todas as idades parando para assistir e curtir o repertório dos artistas. Buscamos trazer um pouco de cada coisa: MPB, bossa nova e música paraense, tudo escolhido com muito carinho. Foi maravilhoso ver este espaço oferecer alegria para os visitantes. Começamos com o pé direito e muita coisa boa ainda vem por aí", informou o diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo.