Territórios Pela Paz retoma ações da Sespa com o projeto 'Ter Saúde'

A novidade deste retorno é a inclusão das palestras de Combate ao Suicídio em alusão à Campanha Setembro Amarelo

11/09/2020 11h40 - Atualizada em 11/09/2020 13h33
Por Paulo Garcia (SEAC)

O Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do governo do Estado, retoma, neste final de semana, as ações de saúde com o projeto “Ter Saúde”, em quatro bairros da Região Metropolitana de Belém. No sábado (12), a ação ocorre no Jurunas e Bengui. Já no domingo (13), os contemplados serão os moradores dos bairros Guamá e Icuí. As ações marcam o retorno das atividades da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) no TerPaz, seguindo o decreto 800/2020 que trata sobre a retomada gradual de atividades no Estado.

Serão oferecidos diversos serviços, como atendimento médico com clínico geral, pediatria e ginecologia, regulação, triagem, vacina contra Sarampo e H1N1, testes rápidos para Sífilis, Hepatite B e C e IST’s, palestras e entrega de kits para prevenção à Covid-19. A novidade deste retorno é a inclusão das palestras de Combate ao Suicídio em alusão à Campanha Setembro Amarelo.

Por conta da pandemia, as ações deverão atender um número reduzido de pessoas. “É importante ressaltar que a Sespa esteve presente nos territórios nos últimos meses com as ações da Policlínica Itinerante, no combate à Covid-19, agora estamos retornando com o nosso atendimento regular de serviços que já estávamos realizando antes da pandemia. Então a nossa ideia inicialmente é atender um número entre 100 a 150 pessoas, justamente para diminuir o risco de aglomeração”, contou Alessandra Amaral, coordenadora da Sespa no TerPaz.

Segundo a representante da Rede Local do TerPaz, Delma Braga, essas ações específicas de saúde atendem uma grande demanda dentro dos territórios. “A população estava muito ansiosa por esse retorno das ações de saúde da Sespa dentro do TerPaz. Já ajudou e beneficiou várias pessoas que há anos aguardavam, por exemplo, por uma consulta especializada, de um atendimento médico, então vamos tomar todos os cuidados e medidas de prevenção para retornar de forma gradual essa ação essencial para os moradores dos sete territórios”, disse Delma Braga.

Serviço:

As ações de saúde da Sespa no TerPaz serão realizadas de 8h30 às 13h30:

Sábado (12):

Jurunas - Escola Estadual Camilo Salgado. Na Avenida Roberto Camilier, 823.

Benguí - Escola Marilda Nunes. Na Passagem Macciel, s/n (ao lado do posto de Saúde).

Domingo (13):

Guamá - Estação Cidadania Guamá. Na Avenida José Bonifácio, 2308.

Icuí - Escola La Salle. Na Estrada Santa Fé , s/n (Próximo a UIPP).