Servidores da segurança pública são certificados em Operações Penitenciárias
Curso aprimorou atividades diárias de fiscalização nas casas penais incluindo gerenciamento de crises
Agentes participaram da formação promovida pelo Comando de Operações Penitenciárias e pela Escola de Administração PenitenciáriaNa manhã desta quinta-feira (10), 41 agentes receberam o certificado do I Curso de Operações Penitenciárias (COPE) no Complexo Penitenciário de Santa Isabel, promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), com carga horária de 44 horas, de 20 de julho a 7 de setembro de 2020.
O curso foi conduzido pelo Comando de Operações Penitenciárias (COPE) e pela Escola de Administração Penitenciária (EAP). Ao toto, 270 pessoas se inscreveram, dessas, 60 foram selecionadas, entre agentes penitenciários, policiais de diversos batalhões e até de forças armadas de outros estados brasileiros. De acordo com a Seap, a capacitação técnica tornou-se um marco histórico para o sistema carcerário do Pará.
Secretário Jarbas Vasconcelos assiste apresentação de servidores da segurança em solenidade do I Curso de Operações Penitenciárias A Seap informou que entre os concluintes do curso, sete são mulheres agentes que mostraram força e determinação. A concluinte Irenilda Mariano recordou sempre sonhou em trabalhar com a segurança pública.
Irenilda Mariano conta que não teve o apoio de familiares, então começou a estudar e se preparar escondida. Hoje, ela se tornou a mais nova agente do COPE, ganhando destaque na turma. “É uma sensação inestimável ser a 03 da turma. Não foi fácil, as dificuldades foram grandes, tanto financeiras, quanto familiar. Eu venci e hoje todos têm orgulho de mim”, enfatiza.
O Tenente-coronel Vicente Neto, do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), ressalta a importância do curso para o exercício da profissão nas casas penais. “O I curso de Operações Penitenciária (COPE) da Seap influenciará no aperfeiçoamento das atividades diárias de fiscalização de casas penais, gerenciamento de crises com reféns e tentativas de resgaste e principalmente valorizará os nobres combatentes das muralhas, os nossos policiais penais”, afirma.
O secretário Jarbas Vasconcelos parabenizou o esforço e dedicação nesta capacitação. “Agradecemos muito ao COPE, que tem sido incansável nessa transição que se faz de sistema. O COPE tem sido o nosso braço forte nessa travessia e esta capacitação é muito importante para o sistema prisional”.
“A Seap está de parabéns em relação à quantidade de treinamentos e preparações técnicas em que investe para os servidores. Não é à toa que hoje nós somos referência nacional em relação a procedimentos, ao controle de cárcere, à dignidade e humanização da pena”, afirma Roberto César, o aluno destaque da turma que conquistou a 1º colocação.
“Se eles não me ajudassem, nada disso aconteceria. Eu não tenho muito o que falar de mim e sim agradecer a cada homem, a cada mulher que participou dessa preparação”, reconheceu o agente Roberto César, referindo-se à equipe da Seap.
J. Silva, o agente classificado na posição 02 da turma, também agradece à secretaria e a todos os coordenadores pelos aprendizados adquiridos durante o curso. “É com grande honra e satisfação que hoje eu faço parte da família Copeana, uma formação técnica e profissional de altíssimo nível e grande relevância”, ressalta.