Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONHECIMENTO

Hospital Metropolitano tem título de Pacto Global renovado pela ONU

Para fazer parte da lista, unidade de saúde do Estado cumpre princípios que são avaliados anualmente

Por Dayane Baía (ARCON)
07/09/2020 14h16

Uma das maiores unidades de saúde do Estado, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), foi novamente reconhecido como signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Para fazer parte da lista, o hospital cumpre princípios que são avaliados anualmente. 

O Pacto Global é uma iniciativa da ONU que atesta que a unidade de saúde adota valores fundamentais e internacionais. Além de monitorar anualmente as ações que promovam igualdade social e transparência nos trabalhos realizados nas instituições, a iniciativa tem a finalidade de promover uma abordagem preventiva sobre a responsabilidade ambiental.

Para obter o reconhecimento, o hospital precisa cumprir na sua rotina ações e atividades alinhas com os princípios do Pacto Global: ; apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; abolição efetiva do trabalho infantil; eliminar a discriminação no emprego; promover a transparência de seus atos.

Pacto Global atesta que a unidade de saúde adota valores fundamentais e internacionais

"Para nós como Estado, é um grande reconhecimento a manutenção desse título, fruto de um trabalho humanizado e com as práticas assistenciais que o governo espera de qualquer hospital gerido por organizações sociais. Ele chega para coroar o empenho dos profissionais que tanto se dedicam à salvar vidas, principalmente em um ambiente com tantas emergências como o Hospital Metropolitano", enalteceu Sipriano Ferraz, secretário adjunto estadual de Gestão de Políticas de Saúde do Pará.

Além do HMUE, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, da rede estadual de saúde, também faz parte do Pacto Global da ONU. Para integrar a lista, o HRBA assinou o compromisso de cumprir os princípios universais e teve a documentação necessária analisada pela ONU.

O diretor hospitalar do HMUE, Itamar Monteiro, comentou a renovação do título. “O Hospital Metropolitano entende que participar do Pacto Global da ONU é uma oportunidade para darmos nossa contribuição, seja no respeito ao meio ambiente e às relações humanas e no uso racional dos recursos financeiros. Acredito que cada empresa e cada pessoa, se cada um fizer sua parte, nós podemos construir uma realidade muito melhor, mais sustentável, segura e harmoniosa para todos”, afirmou o diretor.

Além do título de signatário do Pacto Global da ONU, o Metropolitano também possui outras habilitações e certificações, como  Acreditação ONA 1; Adesão ao Desafio do Clima - Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis; Prêmio InovaSUS; e Selo Green Kitchen.

Um dos princípios estabelecidos é o apoio e respeito a proteção de direitos humanosReferência – O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) foi fundado em março de 2006. A unidade foi projetada para atender a demanda de média e alta complexidade em traumas e queimados do estado do Pará. A instituição é 100% pública e atende os pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Metropolitano possui uma estrutura de grande porte, onde são realizadas mensalmente cerca de mil cirurgias, além de disponibilizar pronto-atendimento e internações aos usuários. Além disso, a unidade é referência no atendimento humanizado gratuito e atende pacientes de mais de 60 municípios do estado do Pará. 

A unidade recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, dos diferentes municípios do Pará e também de outros estados. Em 2019, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais. (Com informações da Ascom/HMUE).