Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

Ação Cidadania garante serviços gratuitos à população de Acará

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
04/09/2020 17h57

“Não teve presente melhor do que essa ação aqui no bairro”, comemorou a moradora Rosângela Toledo ao conseguir atendimento durante a Ação Cidadania, realizada na manhã de sexta-feira (04), na Escola Estadual Felipe Patroni em Acará, nordeste paraense. A dona de casa, que completa 49 anos hoje, precisava emitir um novo documento de identidade para a mãe, uma idosa de 67 anos que exige cuidados. 

“Minha mãe teve AVC, infartou e perdeu os movimentos de uma parte do corpo e por isso não pode mais assinar o nome dela, mas a identidade antiga está assinada e isso tem nos causado muito transtorno e constrangimentos. Deixei de trabalhar pra ter tempo pra ela e tento resolver essa situação há dois anos, mas temos dificuldade com a locomoção já que ela é cadeirante”, comentou Rosângela, que após ter finalizado o atendimento se mostrou satisfeita com a agilidade e qualidade do serviço. “Depois de ter tentado durante tanto tempo fui presenteada no dia do meu aniversário. Isso é maravilhoso pra mim e pra minha família e deu tudo certo porque não demorou nada a espera, ela não ficou incomodada e ainda foi pertinho de casa. Realmente fiquei muito aliviada. Só tenho a agradecer”.

O programa oferece serviços gratuitos à comunidade nas áreas da saúde, assistência e cidadania, como a emissão da 1ª e 2ª via da carteira de identidade, encaminhamento para a 1ª e 2ª via da certidão de nascimento, 2ª via de certidão de óbito, orientação jurídica como também vacinas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais e consultas médicas com clínico geral, pediatra e ginecologista.

Saúde - Ester Maciel, de 17 anos, mora longe da cidade e chegou ao local de carona, acompanhada do marido e da filha, de dois meses, para receber atendimento jurídico e aproveitou que estava na escola para levar a recém-nascida para àquela que seria a primeira consulta com a pediatra após o nascimento. “Desde que saímos da maternidade não levei ela com nenhum doutor. É difícil conseguir consulta porque moramos na roça, meu marido é caseiro e não temos transporte, mas já falamos com a doutora e ela falou da importância das vacinas, da alimentação da bebê, de tudo, agora já sabemos o que temos que fazer pra deixar tudo certo com ela e continuar dando de mamar pra ela ficar mais forte”, explicou a mãe de primeira viagem. 

Cidadania - A certidão de nascimento é um documento essencial, pois é o primeiro passo para o pleno exercício da cidadania, comprovando a existência, local e data de nascimento do cidadão além de possibilitar diversos benefícios como, por exemplo, a participação em programas sociais. 

Depois de 27 anos a dona de casa Sandra da Conceição, moradora da Mariquita, zona rural do município, resolveu ir atrás da 1ª via do documento. “Meu pai disse que quando eu nasci ele tentou me registrar e não conseguiu. A gente sempre deixa pra depois essas coisas e o tempo vai só passando. Quando fiquei sabendo que teria esse serviço aqui foi que me atentei de vir porque preciso tirar a minha e dos meus dois filhos”, disse. Sandra recebeu o encaminhamento, através da Defensoria Pública do Pará, que garante a gratuidade para a emissão da certidão pelo cartório do município e ela assegura que não deixará para depois. “Já esperei muito por isso. Preciso tirar a minha pra tirar a dos meus filhos, porque eu preciso do auxílio pra aumentar a minha renda”. 

A iniciativa do governo do Estado, executada pela Fundação ParáPaz, conta com a parceria da Polícia Civil; secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e Defensoria Pública, com a finalidade em levar serviços itinerantes para a população e já alcançou 25 municípios paraenses, totalizando 42 ações e mais de 70 mil atendimentos.

Serviço - Os atendimentos continuam neste sábado (05), de 8h às 14h, na Escola Estadual Felipe Patroni, localizada na Tv. São José, 12. Próximo à Igreja Matriz. Centro.