Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MANGUEIRINHO

Seleção de basquete jogará pela primeira vez na região Norte

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/05/2017 00h00

Belém será palco das Eliminatórias para o Mundial de Basquete, marcado para 2019 na China. O jogo da Seleção Brasileira masculino na capital paraense ocorrerá em novembro deste ano. Esta será a primeira vez que um estado da região Norte receberá uma partida oficial do Brasil. O confronto será na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho. A data e o adversário serão definidos após a divulgação da tabela pela Federação Internacional de Basquete (Fiba).

Uma comitiva formada por técnicos da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e da Federação Paraense de Basquetebol (FPB) esteve na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) em reunião com a titular, Renilce Nicodemos, para firmar a parceria para a realização do evento.

“O Pará já esteve entre as quatro principais equipes brasileiras de basquete do Brasil. Na minha época de jogador tivemos vários jogadores excelentes. O nosso objetivo é retomar o estado como a quarta força do basquete nacional”, disse Guy Peixoto, presidente da CBB.

Para a secretária de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, Belém sediar um jogo da Seleção Brasileira serve como incentivo ao esporte paraense. “A presença da seleção será mais um grande estímulo na carreira de vários atletas, e sem esquecer o papel social que o esporte possui e que faz tanta diferença na vida de crianças e adolescentes. O público paraense com certeza vai receber de forma calorosa os jogadores”, ressaltou.

Quem também esteve na reunião foi Antônio Barbosa, ex-técnico da seleção feminina de basquete, que fez questão de ressaltar a importância da partida para a formação dos jovens paraenses.   “A partir do momento que você incentiva e dissemina o esporte à comunidade, você está tirando crianças e jovens de situações de risco. Investir no esporte também é investir em educação e segurança. O esporte caminha junto ao progresso”, comentou Barbosa.

Para Marcelo Sousa, diretor executivo da CBB, o Pará tem a possibilidade de crescer bastante na modalidade ao trazer pela primeira vez para a região Norte um jogo da seleção. “Pela primeira vez na história do basquete brasileiro a seleção irá jogar em Belém. É um jogo oficial, data Fiba. O Pará tem um ginásio moderno e certamente isto já é um grande incentivo ao crescimento do esporte aqui”, contou.

Regional de basquete - Além de receber a Seleção Brasileira em novembro, o Pará também será sede, em junho, da Copa Brasil Região Norte, reunindo cerca de 170 atletas durante cinco dias de evento. Essa competição classifica para a Super Copa Brasil, que reúne os vencedores dos regionais, mais três equipes por índice técnico, somando oito clubes. A última vez que Belém recebeu o regional foi em 2013. O evento é realizado pela CBB.

Arena Guilherme Paraense - Este será o terceiro grande evento esportivo que o ginásio poliesportivo do Pará irá receber desde a inauguração em outubro de 2016. O espaço já recebeu o II Torneio Quatro Nações de Handebol, que contou com a participação das seleções da Eslováquia, Cuba, Uruguai e Brasil, e mobilizou milhares de pessoas em três dias de evento. Em dezembro passado, a arena teve, também, o jogo entre Brasil Kirin e Sesi-SP, válido pela Superliga de Vôlei.

Considerado um dos maiores e mais modernos ginásios do país, o “Mangueirinho” possui capacidade para receber quase 12 mil pessoas sentadas. Deste total, 247 lugares são destinados aos portadores de necessidades especiais. Orçada em R$ 94 milhões, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a obra incluiu a aquisição de modernos equipamentos de informática, piso olímpico constituído de amortecedores de borracha neoprene, que ajudam a reduzir impactos e o risco de lesão dos atletas, cobertura com telhas termoacústicas, placar eletrônico multimídia de última geração e cadeiras antifogo, do mesmo material usado na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.