Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EFICIÊNCIA

Hospital de Clínicas zera infecções de pacientes na UTI Adulto

Por Marcelo Leite (COSANPA)
03/09/2020 17h13

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna comemora a marca de zero infecções registradas na Unidade de Terapia Intensiva Adulto, durante o mês de julho. A conquista é resultado de um intenso trabalho de orientação sobre cuidados com a higiene e a manipulação dispositivos invasivos em pacientes internados na unidade que é referência em Cardiologia, Nefrologia e Psiquiatria.

Integrante do programa “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, do Ministério da Saúde, desde 2018, a Fundação assumiu juntamente mais de 100 hospitais, o compromisso de reduzir em 50%, até dezembro deste ano, a média de infecções relacionadas à saúde em pacientes que estejam utilizando dispositivos invasivos.

Com diversos indicadores monitorados mensalmente, o Hospital zerou no mês de julho, as três principais infecções:  Pneumonia Associada à Ventilação (PAVM), Infecção do Trato Urinário (ITU) e Infecção Primária de Corrente Sanguínea Associada à Cateter Venoso Central (IPCS).

Inciado em 2018, o projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” segue até 2020 reunindo 115 hospitais públicos e filantrópicos que atendem ao SUS. O projeto é executado pelos cinco hospitais de referência integrantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS): Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.

Os hospitais de referência são responsáveis por desenvolver as equipes para o alcance das metas pretendidas, além de oferecer suporte para o desenvolvimento técnico de equipes locais e para a melhoria do processo de gestão, a partir do implemento de ferramentas de mensuração e monitoramento dos indicadores.

Gizelle Azevedo, enfermeira na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, destaca a importância do resultado. “Apesar de termos uma meta para reduzir em 50%, nosso objetivo sempre é zerar esses indicadores. Em uma UTI, isso nem sempre é fácil de alcançar. Por isso, frequentemente temos ações de melhoria, auditorias internas para fortalecer boas práticas de higiene junto a equipe e aos usuários”, explica a profissional.

Em um reconhecimento à equipe da UTI Adulto, a diretora Técnica do Hospital de Clínica Alessandra Leal lembrou que o resultado é inspirador e fortalece a assistência aos usuários. “Quando a gestão é feita com a participação de todos, alcançamos resultados como esse que é fruto do fortalecimento atitudes simples como a comunicação entre nossos profissionais, uma vigilância para um cuidado seguro, além do uso correto de equipamentos", destacou a diretora.