Sectet oferta curso de enfermagem para jovens que residem no Territórios pela Paz
São 50 vagas disponíveis, com objetivo de formar profissionais da área de saúde
O Governo do Pará, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), oferece, até o próximo dia 9, inscrições para o curso técnico de enfermagem para jovens que residem nos Territórios pela Paz. São 50 vagas disponíveis, com objetivo de formar profissionais da área de saúde. O curso será pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na modalidade semipresencial.
A parceria ocorre por meio do programa Pará Profissional, que tem como foco a formação de mão de obra e a capacitação em todas as regiões do Pará.
“Esse curso é decorrente de várias parcerias que nós já temos e está sendo ofertado dentro da nossa relação com o programa Territórios pelo Paz. Este terá duração de cerca de 1 ano e 6 meses, com carga horária de 1.800 horas, sendo que 600 horas são de estágio” - Carlos Maneschy, titular da Sectet.
Os candidatos devem ter idade mínima de 18 anos no momento da conclusão do curso; ter afinidade/aptidão para trabalhar na área da saúde; estar cursando, no mínimo, o 2º ano do ensino médio; e ter cursado ou estar cursando o ensino médio na rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista, integral ou parcial. Além disso, precisa comprovar a residência em um dos bairros atendidos pelo TerPaz: Bengui, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, em Belém; Icuí, em Ananindeua; e Nova União, em Marituba.
Geração de emprego
Mesmo no cenário de uma pandemia, que gera impactos negativos na economia, o Pará obteve o melhor resultado para o mês de julho nos últimos dez anos na geração de novos postos de trabalho. O saldo de 7.356 vagas, entre admitidos e desligados, deixou o Estado com o 5º melhor resultado do Brasil.
Segundo o Dieese-PA, todos os setores econômicos do Pará apresentaram crescimento, com destaque para a construção civil (com 2.689 postos), seguido do setor da indústria em geral (1.361 postos); comércio (1.261); serviços (1.242) e setor agropecuário (803 postos).
Serviço:
Curso técnico de enfermagem para jovens que residem nos Territórios pela Paz. Inscrições até o próximo dia 9 de setembro. O edital pode ser acessado pelo site da Sectet.