PM mobiliza efetivos para combater poluição sonora, aglomerações e tráfico de drogas
Ação integrada com outros órgãos de segurança envolve vários bairros, para assegurar um final de semana tranquilo na capital
PM deslanchou operação "Victum" com foco no Portal da Amazõnia, no Jurunas; e vias dos bairros do Guamá e Cidade Velha Em conjunto com diversos órgãos de segurança pública estaduais e municipais, a Polícia Militar deflagrou, a partir desta sexta-feira (28), a operação “Victum”, que vai coibir poluição sonora, aglomerações e tráfico de drogas.
A operação visa a ampliar o combate a essas ações e tem como focos principais o Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas; a avenida Bernardo Sayão, no Guamá; e o bairro da Cidade Velha, lugares onde foi verificada concentração de pessoas, no último fim de semana, descumprindo os decretos estadual e municipal.
São 130 agentes em ação para impedir aglomerações, o funcionamento de estabelecimentos irregulares e garantir cultura da pazParticipam da operação equipes do Detran, Polícia Civil, Guarda Municipal de Belém, Secretaria Municipal de Economia, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros Militar, Ordem Pública, Semob e 3ª Vara da Infância e Juventude.
Cerca de 130 agentes atuam na fiscalização de eventos com aglomerações, estabelecimentos irregulares e prevenção contra a perturbação do sossego e crimes violentos.
"Pela manhã, nós realizamos barreira integrada com o Detran, além de operações de saturação. À noite, em conjunto com os demais órgãos, vamos nos dividir em duas equipes: uma concentrada nos bairros do Jurunas, Cremação, Guamá e Condor e outra nos bairros Cidade Velha, Umarizal, Nazaré e Reduto. São ações preventivas e o objetivo é reduzir a criminalidade", explica o comandante do 20° Batalhão, tenente-coronel Anselmo Ed-Lin.
Ainda de acordo com ele, desde o início da operação, no dia 14 de agosto, já foram realizadas prisões por tráfico de drogas e recapturas de foragido.
Assim como o 20° Batalhão, o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Batalhão de Rotam e equipes de motopatrulhamento do Batalhão Águia, intensificam o policiamento durante a operação Victum.
PRODUTIVIDADE
Na primeira noite deste fim de semana de operação, nove bares e restaurantes foram fechados por falta de documentação ou alvará de funcionamento vencido. Os órgãos registraram, ainda, 36 autuações de trânsito, dez veículos removidos, além de 90 pessoas e 163 carros, motos e bicicletas abordados. Ninguém foi preso.
A operação Victum se estende até a noite da próxima segunda-feira (31), buscando garantir um final de semana tranquilo na capital.