Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOCUMENTOS PESSOAIS

TerPaz retoma ação de emissão de RG a moradores do Jurunas

Próximos bairros serão Guamá e Benguí e o programa, com o apoio de lideranças das comunidades, adota todas as medidas de prevenção contra o coronavírus

Por Paulo Garcia (SETRAN)
29/08/2020 10h57

A ação ocorreu na Escola Artur Porto no Jurunas e seguirá para outros bairros atendidos pelo TerPaz na Região MetropolitanaA manhã deste sábado (29) foi marcada pelo retorno das ações da Polícia Civil dentro do programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz). Logo cedo, os moradores do Jurunas, em Belém, foram até à Escola Estadual Artur Porto para participar da ação de emissão de RG.

Dona Elizabete Miranda, de 55 anos, estava sem a identidade e aproveitou para renovar o documento. “Eu perdi minha identidade há muitos anos, ela já estava velha também e nunca consegui tempo para ir trocar, então esta ação foi excelente para mim, foi bem rápido, o atendimento foi ótimo, vocês estão de parabéns”.

Trabalho de emissão de novas carteiras de identidade é ofertado com todas as medidas de cuidados contra o novo coronavírusOs atendimentos também ocorrerão nos outros seis territórios do TerPaz com foco na emissão da segunda via do documento. “O trabalho de emissão de novas carteiras de identidade será ofertado seguindo uma série de cuidados para prevenir novos casos de coronavírus, com o apoio de lideranças comunitárias da localidade que receberá a ação. Hoje estamos realizando aqui no Jurunas e logo mais a ação segue para os outros territórios”, disse Cristina Rocha, titular da Assessoria de Relações Interinstitucionais (Arin) da Polícia Civil.

A ação faz parte das novas estratégias articuladas pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) para continuar o serviço oferecido pelo TerPaz desde antes da pandemia. Diretora interina do Núcleo de Articulação da Cidadania, Delma Braga informou que para evitar aglomerações, durante as nossas ações, trabalha-se agora com horário agendado para os moradores.

A autônoma Elizabete Miranda estava sem a identidade e aproveitou a ação para renovar o documento neste sábado (29)"É feito um cadastro prévio para que tudo ocorra sem transtorno e com segurança tanto para os servidores quanto para os moradores que participam das ações”, afirmou a diretora.

Delma Braga observou que a emissão de RG atende uma necessidade dos moradores. “Essa é uma demanda bastante procurada, é importante ressaltar que muitos desses moradores estavam com dificuldades para adquirir benefícios sociais por não ter o documento de identidade, como ocorreu com os moradores que tiveram prejuízos com as chuvas do início do ano e perderam os documentos, então a ação contribui socialmente com essas pessoas”.

Os próximos territórios a receber a ação de emissão de RG serão os bairros do Benguí e Guamá. Para participar será preciso realizar um agendamento, que será divulgado nas redes sociais da Seac.